Dança latino-americana no projeto Tubo de Ensaio

O olhar sobre a dança na América Latina interessa às organizadoras do projeto, que pretendem aproximar e compartilhar os contextos e visões artísticas entre os países latino-americanos.

Rec(L)usadx

A etapa Intersecção 4 do projeto “Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]” abre espaço para a dança contemporânea latino-americana e recebe, entre 10 a 14 de julho, Susana Tambutti. Ela é crítica de dança, professora da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Arte (UNA), diretora artística do Festival de Dança da Cidade de Buenos Aires, cofundadora do grupo Nucleodanza, formadora do corpo docente do American Dance Festival e curadora da Bienal de Arte Joven Buenos Aires Ciudad.

O “Tubo de Ensaio” é uma parceria entre o Centro de Desportos (CDS) da UFSC e o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenada pelas professoras Vera Torres (UFSC), Jussara Xavier (UDESC) e Sandra Meyer (UDESC).

Susana Tambutti irá apresentar um panorama da cena contemporânea da dança na Argentina, integrará um metálogo (conversa), um ensaio aberto comentado, um curso e o acompanhamento de um ensaio aberto do Grupo Cena 11 Cia. de Dança.

O olhar sobre a dança na América Latina interessa às organizadoras do projeto, que pretendem aproximar e compartilhar os contextos e visões artísticas entre os países latino-americanos. Tambutti apresentará a cena coreográfica argentina, além de problematizar as formas de perceber, compor e pensar a dança. Três artistas que vivem em Florianópolis – Elke Siedler, Daniela Alves e Lincon Soares –foram convidados a apresentar seus respectivos solos em ensaios abertos comentados pela pesquisadora argentina.

No dia 10, às 20h, no Espaço 2 do Ceart da UDESC, ela comenta obras das bailarinas. Elke Siedler apresenta o Rec(L)usadx, ainda em processo, e Daniela Alves, um trecho de Direção Múltipla, seu último trabalho. Dias 11 e 12, no auditório do CDS da UFSC, bloco 5 da, dá o curso intensivoDança na Argentina: fazendo do alheio substância própria – são 30 vagas, e a inscrição é realizada pelo e-mail .

No dia 13, à tarde, acompanha o Cena 11, em sua sede, para ensaio aberto do espetáculo Monotonia de aproximação e fuga para 7 corpos, e, às 18h, participa de metálogo na UFSC.

Mais informações sobre a programação e o projeto no site Tubo de Ensaio e na FanPage.

Foto: Cristiano Prim

Fonte: Notícias UFSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.