Cursos livres do IELA: A atualidade de Adelmo Genro Filho no jornalismo

Publicado em: 12/09/2017 às 20:53
Cursos livres do IELA: A atualidade de Adelmo Genro Filho no jornalismo

Curso será ministrado pela jornalista do IELA, Elaine Tavares, nos dias 21 e 28 de setembro, no horário das 9h e30 às 11h e 30min, miniauditório de Economia e Relações Internacionais, CSE/UFSC.

Adelmo escreveu sua teoria marxista do jornalismo em 1987. Seu foco foi o jornalismo informativo, a notícia. Ele mostrou que esse tipo de jornalismo não precisa ser superficial nem manipulador, como era e ainda é. Naqueles dias, a internet estava só engatinhando, as novas tecnologias nem se anunciavam. Entretanto, hoje, nada pode ser mais atual do que a proposta de Adelmo para a construção da notícia, visto que esta se mantém hegemônica no jornalismo.

Os textos curtos, informativos, são incensados como os únicos que são bem recebidos pelo público. E no oceano da superficialidade desse jornalismo tipo manual de geladeira, Adelmo assoma como uma boia, não para salvar, mas para mostrar aos jornalistas que é possível construir uma notícia que possa escapar de sua imediaticidade, alcançando a totalidade do fato e produzindo conhecimento.

O curso oferecido pela jornalista Elaine Tavares não se propõe a uma exegese do autor. A intenção é mostrar como, nos limites dos anos 80, Adelmo enxergou uma vereda capaz de constituir um jornalismo de qualidade, mesmo no campo do “informativo” e mostrar como se pode construir notícias que fujam da “forma-mercadoria” tão comum nos tempos atuais. O segredo revelado em 1987 hoje é ainda mais sagaz e extremamente útil. Com ele, mesmo o jornalismo informativo pode ser conhecimento da realidade, com contexto, com profundidade e com bossa.

O curso acontece em duas quintas-feiras no mês de setembro, 21 e 28, das 9h e 30min às 11h e 30 min, no mini-auditório da Economia. Vagas limitadas. Podem participar alunos de cursos de jornalismo, jornalistas e interessados no tema. A condição para a participação é a leitura prévia do livro: O segredo da Pirâmide – para uma teoria marxista do jornalismo, disponível no enlace: http://www.adelmo.com.br/bibt/t196.htm 

Inscrição no email do IELA: [email protected]

O QUE? Curso Livre do IELA sobre a atualidade de Adelmo Genro Filho no Jornalismo, com a Jornalista do IELA, Elaine Tavares.

ONDE? Miniauditório de Economia e Relações Internacionais – UFSC

QUANDO? Dias 21 e 28 de Setembro, das 09:30 às 11:30

Entrada gratuita.

Fonte: IELA.

Deixe uma resposta