Coronavírus: Demência pura e resposta capitalista. Uma visão desde Europa. Por Marc Garcia.

O Lidl de Silves após as notícias dos primeiros casos do coronavírus em Portugal. Eu bem disse que íamos andar armados em toinos e esvaziar as prateleiras dos supermercados como se o mundo fosse acabar. Foto: @LeoJoseSP99

Por Marc Garcia.

Tradução: Tali Feld Gleiser, para Desacato.info.

Isto é demência pura e resposta capitalista e liberal para um problema global.

Em vez de procurar o abastecimento comunitário, em vez de estabelecer uma ordem preferencial transversal e social, corremos pela individual, e o próximo que se ferre.

COVID-19 está servindo para ver como somos mesquinhos e ridículos somos na realidade e assim nos dominam e humilham.

Este experimento social, que é o que é pra mim, serve para que entendamos de uma maldita vez que a terceira guerra mundial que muitos agoureiros pedem cada vez que veem um míssil voando, não mais será nesse formato.

Leia mais: Mulher agredida em Santa Catarina pela PM teve a perna quebrada

Para que gastar milhares de milhões em guerras mundiais quando simplesmente propagando um vírus medíocre e medo do que nem vemos nem podemos controlar, nos faz esse trabalho por muito menos?

Os mísseis e os tanques não conseguem que você desconfie do vizinho, não são invisíveis e imprevisíveis, não voam de graça, não danificam setores da economia estrategicamente escolhidos, não atacam alguns setores da população e outros não, não geram respostas capitalistas e soluções de classe, não colocam novas formas de se relacionar, mas o medo sim…

Só se precisam cálculos, objetivos claros, um bom planejamento de todas as fases, e os meios de comunicação e desinformação em massa, o resto é tempo.

Que as máscaras não nos tampem a verdadeira cara que levamos parafusada, a do egoísmo, que me parece muito mais difícil de curar que este maldito vírus.


Coronavírus: Demencia pura y respuesta capitalista. Una visión desde Europa. Por Marc Garcia.

Esto es demencia pura y respuesta capitalista y liberal a un problema global.

En lugar de buscar el abastecimiento comunal, en lugar de establecer un orden preferencial transversal y social, corremos a por el individual, y los demás que se jodan.

El COVID-19 está sirviendo para ver cuanto de mezquinos y ridículos somos en realidad y así pintarnos la cara.

Este experimento social, que es lo que es para mi, sirve para que entendamos de una maldita vez que la tercera guerra mundial que piden muchos agoreros cada vez que ven volar un misil, ya no será más en ese formato.

¿Para qué gastar miles de millones en guerras mundiales, cuando simplemente propagando un virus mediocre y miedo a lo que ni vemos ni podemos controlar, nos hace todo ese trabajo por mucho menos?

Los misiles y los tanques no consiguen que desconfíes del vecino, no son invisibles e imprevisibles, no vuelan gratis, no dañan sectores de la economía estratégicamente elegidos, no atacan a unos sectores de la población y a otros no, no generan respuestas capitalistas y soluciones de clase, no plantean nuevas formas de relacionarse, pero el miedo sí…

Solo necesitas cálculos, objetivos claros, una buena planificación de todas las fases, y a los medios de comunicación y desinformación masiva, el resto es tiempo.

Que las mascarillas no nos tapen la verdadera máscara que llevamos atornillada, la del egoísmo, que me parece mucho más difícil de curar que este maldito virus.

A opinião do/a autor/a não necessariamente representa a opinião de Desacato.info.

Hoje no #JTTDiário, uma outra visão de mundo:
** Redução de horários de atendimento na UFSC.
** Problemas na moradia, alimentação e pagamento de bolsas dos estudantes cotistas indígenas da UFSC.
E muito mais, às 18h, desacato.info e redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.