Coral e Orquestra da UFSC fazem apresentações de fim de ano

Publicado em: 13/12/2013 às 07:23
Coral e Orquestra da UFSC fazem apresentações de fim de ano

coral

Por Bruna Andrade

Em clima de fim de ano, o Coral e a Orquestra da UFSC fazem suas últimas apresentações de 2013 na UFSC, com um repertório de músicas brasileiras e natalinas. Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Coral abre as portas da Igrejinha da UFSC para que a comunidade possa assistir a um ensaio aberto, às 20h30min. No sábado, 14 de dezembro, o Coral viaja até Timbó a convite da prefeitura, onde se apresenta na praça da cidade.

Encerrando o calendário, na segunda-feira, 16 de dezembro, o Coral e a Orquestra de Câmara da UFSC fazem apresentação na Igreja São Sebastião, no bairro Campeche, Florianópolis.

Os 50 anos do Coral da UFSC

Ao longo de sua história, já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2.500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência de fazer coral. Fazem parte alunos, professores e técnicos-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.

O primeiro regente, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée europeia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.

De 1997 a 2004 o coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes. A partir de maio de 2004 passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que tem realizado vários concertos em congressos, recital e encontros de corais na UFSC, e coordena novas atividades para a comunidade. O coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC

Criados em 2009, os projetos de Extensão Madrigal da UFSC e Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música vocal e instrumental, proporcionando aos músicos em potencial, que fazem parte dos cursos de graduação da UFSC, um espaço para desenvolverem seus potenciais artístico-musicais. Os projetos também visam divulgar a música erudita e popular, através de apresentações, e com isso incentivar a formação e a cultura local. Os alunos de graduação da Universidade que participam dos projetos podem contar com o auxílio de uma Bolsa de Extensão. Essas atividades permanentes fazem parte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade.

A regente Miriam Moritz

Miriam Moritz foi nomeada Regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina, após concurso público realizado em 2004. Desenvolveu os Projetos: “Reconstruindo a escuta do usuário de implante coclear” com equipe multidisciplinar, “Canto para Comunidade” do Projeto Caeira 21. “Música para Pessoas com doença de Parkinson”, dirigido à comunidade e à Associação Parkinson de Santa Catarina. Desenvolve ainda os seguintes Projetos de Extensão na UFSC: “Orquestra de Câmara da UFSC”, “Madrigal da UFSC”, “Coral da UFSC” e também desenvolve o projeto “Grupo de Canto para Iniciantes”. Além disso, supervisiona estágios na área da música em parceria com a UDESC. Graduada em Música, tem especialização em Musicoterapia e cursa mestrado com pesquisa sobre Música Brasileira.

Fonte: Notícias da UFSC

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta