Conheça Convivir: uma república para idosos

Victor Gómes e Cruz Roldán, como uma forma para não irem morar com seus filhos e nem em uma casa de repouso, criaram uma espécie de república para pessoas da terceira idade chamada Convivir.

A Convivir é um conjunto habitacional criado e mantido por idosos e para idosos, os quais preferem a companhia de outros velhinhos e companheiros de vida num espaço amigável, sadio e bem estruturado ao invés de viverem sozinhos ou em asilos.

Como diz a própria apresentação do projeto, os parceiros e vizinhos, que já contam com mais de oitenta moradores, acreditam antes na aposentadoria do que na terceira idade, por isso prezam pela qualidade de vida e por manter os laços coletivos e transformadores da dignidade humana.

“Sabemos que o tempo passa e impõe limitações, mas acreditamos fielmente que após a aposentadoria, mantemos o mesmo desafio de mudança e transformação pessoal e coletiva”.

A república, que se encontra na Espanha, conta com uma infraestrutura de mais de 7 mil m² com jardim, bar, biblioteca, ginásio, pomar e diversas oficinas.

Seria incrível se essa ideia se espalhasse pelo mundo, para que as pessoas mais velhas tenham um final de vida mais tranquilo, ativo e dignidade mínima de vida, integração social e crescimento humano.

 

*Com informações da Hypeness e foto do El País.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.