Comunidade está mobilizada para ampliação de biblioteca comunitária

Por Claudia Weinman, de São Miguel do Oeste, para Desacato. Info.  

O espaço hoje utilizado para a efetivação de uma biblioteca comunitária na comunidade Vila Nova II, em São Miguel do Oeste/SC, já está pequeno demais mediante as doações de livros que chegam a cada dia. Algumas estantes foram colocadas em uma pequena sala, utilizada também para realização de cultos e missas, encontros da pastoral da criança e também festas da comunidade e aniversários. “Seria necessário um lugar maior. Não temos dinheiro para fazer, mas quero ampliar o espaço só para a biblioteca daí”, preocupa-se o padrasto da menina Sabrina, que deu início ao projeto, Vanderlei dos Santos, 38 anos.

12557130_926545567429359_1734162260_o
Devido as várias doações de livros, comunidade realiza campanha para ampliação do espaço

O Avô de Sabrina, Adriano Crescêncio, 71 anos, conta que a pequena sala foi construída inicialmente para ser uma igreja, mas que a comunidade precisou adaptar o espaço para suas várias necessidades. “A gente não tinha nenhum lugar pra fazer um velório quando morria alguém, daí fizemos essa igreja, o padre Reneu é quem vem rezar a missa uma vez por mês e hoje, virou biblioteca também”, conta ele.

Sabrina Crescêncio Cardoso, de 12 anos, mantém a biblioteca, idealizada pelo avô da menina, o seu Crescêncio. “Às vezes eu aprendo mais nos livros. A mesma coisa que aprendo aqui aprendo na escola”, diz ela.

Comunidade precisa de doações para ampliar o projeto

A pedido da comunidade, divulgamos nesta semana, uma nova campanha para doação de materiais para ampliação da biblioteca. Maria Carmen Viero, que é uma das pessoas que acompanha esse trabalho, relata que a comunidade necessita construir um espaço exclusivo para a biblioteca. Por ser uma comunidade periférica, Carmen salienta que uma parcela da sociedade acredita que “lá nada acontece”. “Bem pelo contrário, muita coisa acontece e está sendo feito, mas muitas vezes falta oportunidade e esbarram na questão ‘dinheiro’ para aquisição do que é necessário para concretizar as iniciativas/ projetos. Estamos lançando, a pedido da comunidade, uma campanha, pois receberam muitos livros para a biblioteca, mas o espaço da igreja hoje é pequeno”, argumentou.

Carmen explica que o problema pode ser resolvido com a ampliação do espaço. “Para que se concretize o projeto que é o sonho de todos\as, estamos fazendo uma campanha de doações para a construção. Já conseguimos areia, mas está faltando três sacos de cimento, 1000 tijolos e algumas folhas de brasilite, pode ser usada. A mão de obra é com a comunidade. Se alguém tem outra forma de doação, entre em contato com a gente”, destacou.

O telefone para contato e doações é o (49) 36213946, com a Secretaria Paroquial de São Miguel do Oeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.