Colégio Estadual Dr. Guilherme José Missem, de São Miguel do Oeste/SC, ocupado!

Colégio Estadual Dr. Guilherme José Missem, de São Miguel do Oeste/SC, ocupado!

Por Claudia Weinman, para Desacato. info. 

No final da tarde de quarta-feira, dia 16 de novembro, o Colégio Estadual Dr. Guilherme José Missem, de São Miguel do Oeste-SC, foi ocupado por uma parte dos estudantes. A ação está unificada com o movimento das ocupações que estão acontecendo nacionalmente. Na quarta-feira, a escola São Miguel, também situada no município, foi ocupada.

dsc_0076
Ocupação realizada no final da tarde de quarta-feira, dia 16.

Durante a noite, os estudantes desta segunda ocupação, tiveram uma reunião com a Direção da escola. Participaram também alguns representantes de movimentos, pastorais, Igreja, e demais apoiadores do movimento. A conversa iniciou de forma tensa, e foi finalizada com a fala da estudante Fabiula Fergutz: “Declaramos o Colégio Estadual Dr. Guilherme José Missem, ocupado”.

Confira o vídeo da ocupação:

Segundo os estudantes, a ocupação possui um significado importante para a comunidade, considerando que o Colégio Guilherme Missem fica localizado nas proximidades das comunidades empobrecidas de São Miguel do Oeste e onde estudam filhos e filhas de trabalhadores/as que desejam seguir estudando e reivindicando o Ensino Médio, já ameaçado de ser retirado da escola no período noturno. “Aqui é o nosso espaço de luta”, disseram.

dsc_0092
Reunião realizada na noite de quarta-feira, 16.

As aulas conforme os estudantes, vão continuar sendo realizadas em todos os períodos e o movimento de ocupação vai sugerir a prática de “aulões”, para que mais estudantes entendam a ocupação e consigam fazer a troca de conhecimentos. “Nossa intenção não é prejudicar ninguém. Não queremos fazer baderna, queremos inclusive estudar mais, fazer ‘aulões’, coisas diferentes que muitas vezes não temos na sala de aula”, argumentaram. Os estudantes contam com a contribuição de toda a comunidade. Pais também estiveram acompanhando e apoiando a ocupação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login