Cia. Experimentus realiza espetáculos e rodas de conversa em agosto, em Itajaí

As atrações fazem parte da programação gratuita em comemoração aos 20 anos de trabalho do grupo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre os dias 26 e 30 de agosto, espetáculos e rodas de conversa serão realizados em comemoração aos 20 anos de trabalho da Cia. Experimentus Teatrais (Itajaí/SC). Ao todo, serão realizadas seis apresentações em Itajaí, no IFSC, no Sesc e no Teatro Municipal. O evento “Cia. Experimentus – 20 Anos” começou em maio e continua até outubro. A agenda cultural completa pode ser acessada em: www.experimentus.com.br. 

Em agosto, a agenda cultural inicia na segunda-feira, 26, com a apresentação do espetáculo “Dois Amores e um Bicho – Versão Nº 02”, às 19h, no Auditório do IFSC Itajaí. Logo após a sessão acontece uma roda de conversa mediada pelo ator e diretor itajaiense Max Reinert. Na quarta-feira, 28, será possível prestigiar o espetáculo para a infância “Meu Pai é um Homem Pássaro”, às 9h e às 14h30h, no Teatro Municipal de Itajaí. Após a sessão da manhã, a roda de conversa conta com a mediação da atriz e educadora Caroline Carvalho. Já na quinta-feira, é a peça “Vem Ver Nosso Boi Brincar”, com classificação etária livre, que estará em cartaz às 14h30 e 20h no Sesc Itajaí. Logo após a sessão da noite acontece a última roda de conversa da programação, com mediação da cantora e produtora musical Ana Paula da Silva. Para encerrar a semana de eventos, acontece a segunda sessão do espetáculo “Dois amores e um bicho – Versão Nº 02”, no Sesc Itajaí, às 20h.

“Atualmente nosso repertório é composto pelas três montagens que o público poderá conhecer ou rever nessa semana. São trabalhos que exploram temáticas da atualidade e  que também resgatam memórias pessoais. E essas temáticas são colocadas em cena tanto de maneira sensível e bem humorada, como de forma mais contundente em cada trabalho. Cada espetáculo tem uma forma distinta de dialogar sobre o que nos rodeia”, comenta Sandra Knoll, atriz e fundadora da companhia.

Para tornar as apresentações mais acessíveis ao público, os espetáculos contarão com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Também haverá disponibilidade de visita tátil para pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. 

Para Daniel Olivetto, ator e fundador da companhia, “as estratégias de acessibilidade tem se tornado cada vez mais frequentes, e hoje os editais tem exigido que essas ações façam parte dos projetos inscritos, o que nos parece fundamental. O fato é que estamos atrasados como sociedade nesse sentido. Para garantir acessibilidade total, os investimentos na área precisam aumentar, pois precisamos encontrar maneiras das pessoas com deficiência se sentirem mais convidadas para as atividades culturais, sentirem que este é um espaço para todos”. 

Após essa semana de apresentações, a programação do projeto “Cia. Experimentus – 20 Anos” segue com mais duas etapas. Em setembro, a Galeria de Artes do Sesc Itajaí receberá uma exposição no dia 12/09, que apresenta memórias dos 20 anos da companhia, com a curadoria do performer e artista visual Leandro de Maman. Na mesma ocasião, será lançado um catálogo comemorativo com imagens e textos dos integrantes e convidados sobre essas duas décadas de trabalho. Para encerrar a programação do projeto, em outubro, a companhia recebe ainda a dançarina e pesquisadora Sandra Meyer para a oficina “Improvisação e Composição em Processos Colaborativos”, entre os dias 18 e 31/10.

O evento em comemoração aos 20 anos da Cia. Experimentus é realizado com patrocínio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo, com renúncia fiscal da APM Terminals. 

Cia. Experimentus e os 20 anos de trajetória

Fundada em 1999 na cidade de Itajaí, a Cia Experimentus Teatrais tem se dedicado à montagem e circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos. Ao longo de seus 20 anos montou 15 espetáculos com apresentações no Brasil e Argentina. Além de espetáculos, a companhia tem se dedicado também a projetos de formação, entre eles: “1º, 2º e 3º Formação em Foco” (2013 / 2016 / 2018), “Vem Ver Nosso Boi Brincar – Circulação e Formação” (2017), “Margens – Acessibilidade Cultural, Cidadania LGBTI, Presença e Vulnerabilidade” (2018), “Meu Pai é um Homem Pássaro – Circulação de Espetáculo” (2018), entre outros.

SOBRE OS ESPETÁCULOS:

DOIS AMORES  E UM BICHO – VERSÃO Nº 02

Sinopse: Uma bomba explode em uma escola, um pai de família mata seu cachorro a pontapés por considerálo homossexual, misteriosas mortes de animais em um jardim zoológico. Em seu habitat, a família Estefano está às voltas com estes acontecimentos brutais do passado e do presente. Em um jogo perverso, eles encenam e reencenam incidentes que melhor seria se ficassem esquecidos.

Ficha Técnica: Texto de Gustavo Ott / Com Andréa Rosa, Marcelo F. de Souza e Sandra Knoll / Direção: Daniel Olivetto

Classificação Etária: 14 anos

Duração: 75minutos 

MEU PAI É UM HOMEM PÁSSARO

Sinopse: Jack é um homem que, após a perda de sua esposa, vive sob os atenciosos cuidados de sua filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros e tomado pelo desejo de voar, Jack se vê diante da chance de lançar-se no ar quando é anunciado que a cidade receberá‘A Grande Competição do Pássaro Humano’. O sonho do “avoado” pai passa a ser também um desejo de sua filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois, um homem pássaro e uma menina pássaro.

Ficha Técnica: Criado a partir do romance de David Almond / Com Andréa Rosa, Daniel Olivetto, Marcelo F. de Souza, Natália Pereira e Sandra Knoll / Direção: Daniel Olivetto

Classificação Etária: a partir de 06 anos

Duração: 55 minutos

VEM VER NOSSO BOI BRINCAR – Uma homenagem ao cantador Arnoldo Cueca

Sinopse: O cantador Arnoldo Cueca construiu sua história na cultura popular, levando sua cantoria de Boi de Mamão para adultos e crianças. Uma delas foi sua neta, que nesse espetáculo homenageia o avô, contando e cantando sua trajetória. A montagem é uma reverência a um mestre da cultura popular catarinense, sob o olhar afetuoso de uma menina que cresceu observando de longe as cantorias de boi e, sem perceber, foi tocada pela alegria do avô brincante. 

Ficha Técnica:Baseado na história de vida do cantador Arnoldo José Pereira

Elenco/Músicos: Natália Pereira e Vinícius Ferreira / Direção: Silvestre Ferreira

 Classificação Etária:  Livre

Duração: 35 minutos

PROGRAMAÇÃO GRATUITA:

2a. Etapa: AGOSTO / ESPETÁCULOS E RODAS DE CONVERSAS

Data: 26/08 (segunda) 19h / Auditório do IFSC Itajaí

Espetáculo: “Dois Amores e um Bicho – Versão Nº 02”

Data: 28/08 (quarta) – 9h e 14h30h / Teatro Municipal de Itajaí

Espetáculo: “Meu Pai é um Homem Pássaro”

Data: 29/08 (quinta) – 14h30 e 20h / Teatro do Sesc Itajaí

espetáculo: “Vem Ver Nosso Boi Brincar”

Data: 30/08 (sexta) 20h / Sesc Itajaí

“Dois Amores e um Bicho – Versão Nº 02”

TODA A PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

Fale com a Cia Experimentus

www.experimentus.com.br

Rua Getúlio Vargas 705 – Vila Operária – Itajaí – Santa Catarina – Brasil

Fones: (47) 3046-1470 / 9 9658 8714 (Tim) / 47 9 9909 9341

9 9994 1553 (Tim) /9 9992 1789 (Tim)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.