Cerca de 700 mil eleitores elegem novo presidente da Guiné-Bissau

Publicado em: 19/05/2014 às 07:18
Cerca de 700 mil eleitores elegem novo presidente da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau-Eleições2Cerca de 700 mil eleitores elegem neste domingo (18/05) o novo presidente da Guiné-Bissau no segundo turno das primeiras eleições democráticas que se realizam neste país desde o golpe de Estado de 2012.

O representante do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), José Mario Vaz, e o independente Nuno Gomes, candidatos mais votados no primeiro turno, disputam a chefia de Estado.

Segundo informou a Comissão Eleitoral, os 2.938 centros de votação distribuídos por todo o país abriram às 7h (4h em Brasília), sem incidentes nem atrasos significativos.

Uma operação de 900 policiais e 600 membros da Guarda Nacional vela pela segurança deste pleito, acompanhado por mais de 200 observadores internacionais.

Os resultados só serão conhecidos daqui a sete dias.

Independente de Portugal desde 1974, Guiné-Bissau sofreu com assassinatos de governantes e golpes de Estado, com uma única etapa de “paz política” governada durante 23 anos por João Bernardo “Nino” Vieira, derrubado em 1999.

Em 2012, um novo golpe desalojou do poder o ex-presidente Raimundo Pereira e o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que desde seu exílio em Portugal alertou sobre a intenção do governo provisório de “instaurar uma ditadura militar”.

Fonte: Ópera Mundi.

Deixe uma resposta