Censura: Globo pede opinião de Chico Buarque sobre condenação de Lula, mas não publica

Publicado em: 13/07/2017 às 20:45
Censura: Globo pede opinião de Chico Buarque sobre condenação de Lula, mas não publica

O jornalista Paulo Moreira Leite conta que o jornal O Globo censurou a opinião de Chico Buarque de Hollanda sobre a condenação de Lula por Sergio Moro.

O jornal pediu a vários artistas que se manifestassem. A matéria está aqui.

PML diz o seguinte:

Consultado no fim da tarde de ontem sobre a possibilidade de dar sua opinião sobre o caso, Chico pediu tempo para pensar. Após alguns minutos, redigiu uma declaração e, por email, autorizou a assessoria a enviá-la ao jornal.

“O Globo faz a diferença,” escreveu Chico. E acrescentou, para não deixar dúvidas: “Quero que publiquem”.

Para quem não conhece o universo Globo, cabe uma explicação. A frase de Chico Buarque era uma ironia. Associava o Prêmio Anual do jornal, “Quem faz diferença” com o tom da cobertura dedicada à Lava Jato, na qual o Globo  se destacou por um alinhamento automático com Sérgio Moro e a força-tarefa do Ministério Publico.  

Em março de 2015, quando a Lava Jato se encontrava em seu primeiro ano, Sérgio Moro recebeu o Faz Diferença na versão máxima — Personalidade do Ano “Nós ficamos felizes porque é um reconhecimento da qualidade do trabalho”, declarou Sergio Moro, numa pequena fala de agradecimento.

No editorial de hoje, o jornal analisa a sentença de 9 anos e meio de prisão em tom de celebração: “Depois de ter passado incólume pelo mensalão, montado pelo lulo-petismo no primeiro mandato, Lula não está conseguindo escapar do petrolão.”

O que ocorreu a seguir é um mistério. Conforme o 247 apurou junto a pessoas familiarizadas com o caso, a frase de Chico Buarque foi enviada à redação — mas não foi publicada.  Não têm dúvida de que a declaração foi devidamente recebida.

 

Foto: Truu

Fonte: DCM.

Deixe uma resposta