Carnaval de Santo Antônio está ameaçado

DSC_0287
Carnaval de 2012. Foto/Arquivo: Celso Martins

Por Celso Martins.

O empresário que toca a empresa Floripa Soccer recebeu telefonema de um grupo de moradores de São Bento do Sul pedindo refeições e local para estacionar o ônibus. Eles pretendem participar do Carnaval de Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis-SC) em meados de fevereiro, mas podem ter as expectativas goradas e encontrar uma festa magra, reduzida, sem arquibancadas ou seguranças, ou seja, carente da infraestrutura costumeira.

Isso por que a Prefeitura não vai apoiar o Carnaval organizado pelo Avante há quase duas décadas, reunindo entre 30 e 50 mil pessoas a cada noite de festa. Motivo: o clube apresentou a prestação de contas do evento de 2014 fora do prazo, informa a secretária municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista. As contas estão “em análise no departamento jurídico da Setur”, destacou. “Não é que não queiramos ajudar o Carnaval de Santo Antônio”, assegura, sugerindo que outra entidade assuma a responsabilidade pela organização dos festejos e encaminhe a solicitação.

O pedido de apoio deve ser encaminhado até amanhã (15.1) para análise e eventual aprovação pela PMF, mas nem a Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa (Amsal) nem a Associação Cultural Baiacu de Alguém querem assumir o carreto. “O Carnaval de Santo Antônio de Lisboa não é meu nem do Avante, mas um evento da cidade com projeção nacional”, argumenta o presidente do Avante, Edenaldo Lisboa da Cunha (Feijão), reconhecendo que a prestação de contas foi entregue com atraso. (Abaixo manifestação escrita do dirigente do Avante)

Programação

“Estamos perto de dispensar a ajuda da Prefeitura e organizar um Carnaval com recursos próprios e da iniciativa privada local”, anuncia Feijão.

Na sexta-feira (13.2) haverá desfile do Baiacu de Alguém, cujo samba enredo condena os preconceitos e a intolerância.

O trio elétrico do Gazú se apresenta no sábado (14.2).

O domingo (15.2) será marcado pelo Baile Infantil na sede social do Avante à tarde e desfile da banda de Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha) às 21 horas.

Na segunda-feira (16.2) a festa começa com a Banda do Amor à Arte e termina com novo desfile do Baiacu de Alguém.

Na terça (17.2) não haverá programação.

“Tudo isso pode ser ainda mais reduzido com a transferência dos festejos para a sede esportiva do Avante”, complementa Edenaldo.

Feijão. Foto/Arquivo: Celso Martins.

O outro lado

O presidente do Avante, Edenaldo Lisboa da Cunha (Feijão), encaminhou a seguinte mensagem:

Nos últimos anos o Carnaval de Santo Antonio de Lisboa se tornou um evento de referência na cidade, com repercussão positiva para Florianópolis e para o país, atraindo turistas de todas as partes, inclusive do exterior, atendendo um público superior a 50 mil pessoas por dia de evento.

A viabilização e a responsabilidade de execução da folia de Momo no bairro, sempre foi da Setur e Prefeitura Municipal de Florianópolis/PMF, cabendo ao Avante e sua diretoria a organização e produção do evento, totalmente aberto e gratuito a todos os participantes.

A posição contrária da Setur/PMF em apoiar o evento neste ano nos deixa bastante frustrados, pois verificamos que além de má vontade em buscar solução para possíveis problemas, há uma falta de sensibilidade da Setur para com um evento tradicional que preserva a arte e a cultura nativa da Ilha. Isso está sendo preterido em favor de shows com Latino e Walessa Popozuda no centro da cidade como atração do nosso Carnaval de rua.

Não queremos recursos financeiros através de subvenção, como é feito com as demais associações promotoras de Carnaval nos bairros. Solicitamos apenas a viabilização da montagem da estrutura móvel solicitada à Setur para que o evento seja realizado com segurança e organização como nos anos anteriores.

Sambaqui

Segundo a secretária Maria Cláudia Evangelista, o Carnaval de Sambaqui vai receber apoio da Prefeitura, não havendo “nenhuma restrição ao evento”.

Fonte: Daqui na Rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.