Barrado, autor publica biografia de Leminski na rede

leminski biog247 – Em meio à polêmica sobre a censura de biografias não autorizada, a família de Paulo Leminski vetou novamente um livro de memórias sobre o poeta, desta vez do londrinense Domingos Pellegrini.

Nascido em Curitiba em 1944, o poeta, escritor, crítico literário, tradutor e professor brasileiro, é uma das referências da literatura paranaense.

Pellegrini, vencedor de seis prêmios Jabuti e autor de mais de 30 obras, decidiu lançar um livro em que narra episódios que viveu com Paulo Leminski depois de não ter tido autorização da família do curitibano, morto em 1989, para a publicação da obra.

Ele escreveu um e-mail ao Supremo Tribunal Federal informando de sua decisão: “Sou escritor e acabo de colocar na internet, para divulgação e reprodução gratuitas permitidas, o livro inédito em anexo, Passeando por Paulo Leminski, pois a família herdeira não autorizou sua publicação impressa”.

No início da semana, uma nova edição de outra biografia de Leminski, de Toninho Vaz, também havia sido impedida de ser publicada pela família.

Segundo Vaz, o motivo do veto está em um parágrafo, de oito linhas, que fala sobre o suicídio do irmão de Leminski, Pedro Leminiski.

“Eu fiquei sabendo pelos jornais. Nunca, nem a minha editora, falou disso. Eu fiquei sabendo pelos jornais. Aliás, ela diz que não foi comunicada dessa queixa, dessa reclamação, dessa observação”, afirmou o autor.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/117963/Barrado-autor-publica-biografia-de-Leminski-na-rede.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.