Bares de Florianópolis em mostra no Museu Histórico de SC

“Bar, tristonho sindicato de sócios da mesma dor” (Bar da Noite – Bidu Reis/Haroldo Barbosa)

Pontos de encontro de ontem e hoje, os bares de Florianópolis são retratados na exposição que abriu no dia 22 de junho de 2012, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Centro de Florianópolis. A mostra Bares da Cidade, do artista florianopolitano Átila Ramos, fica aberta à visitação gratuita até 5 de agosto.

A exposição reúne 37 obras, sendo 30 aquarelas e sete telas, que mostram alguns dos bares que fizeram parte da história da capital catarinense, como o Poema Bar, Petit – atual Noel, Ponto Chic, Bar Alvorada, Bar Filinto, Bar Rosa e o celebrado Miramar. Estabelecimentos que seguem abertos aos clientes também são retratados na mostra, como os bares da Brahma, Original e Kibelândia.

— Esses lugares eram ponto de encontro dos intelectuais, boêmios e figuras importantes da história da cidade — explica o artista. Ele mesmo se diz frequentador de alguns desses estabelecimentos desde a época em que era estudante, como o extinto Roda Bar e o Petit, de onde saia, durante o Carnaval, a Banda de Amor à Ilha.

Sobre o artista

Átila Alcides Ramos é florianopolitano e se dedica a retratar imagens do cotidiano e paisagem ilhéus. Pintor autodidata, desenhista, cartunista e escritor, tem formação em Engenharia Mecânia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Entre seus livros publicados estão Ser para Crer (seleção de cartuns premiados); Saneamento em Dois Tempos – Desterro e Florianópolis e Carnaval da Ilha I e II. Foi premiado em concursos de desenho e artes plásticas em Santa Catarina e outros estados do Brasil.

Em 2006, integrou o Grupo de Arte Sete da Ilha, com o qual participou da exposição coletiva em homenagem ao artista Bonson, na Assembleia Legislativa do Estado. É responsável por murais alusivos à caça das baleias e tradições açorianas no interior da Estação de Tratamento de Água, além do projeto de instalação do monumento Cruz Açoriana na mesma Estação, situada na Lagoa do Peri, em Florianópolis.

Atualmente, Átila dedica-se à produção de um livro em que conta a história do carnaval florianopolitano por meio de histórias em quadrinhos. Além disso, o desenhista está fazendo o levantamento dos cinemas antigos e atuais da Grande Florianópolis para trabalho futuro.

Serviço:

O que: Exposição Bares da Cidade, de Átila Ramos

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis)

Visitação: de 22/06 a 05/08/2012.

Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Informações: (48) 3028-8091

Entrada gratuita

Fonte: FCC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.