Arte nas prisões é tema de novo documentário da Udesc

A quinta edição do projeto Hallceart Audiovisual está no ar abordando e desenvolvendo o assunto da arte nas prisões. O minidocumentário, produzido pelo Núcleo de Comunicação do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), narra os diferenciais e a importância de levar arte e cultura para pessoas que estão em reclusão.

Imagem: Reprodução

Questionando alguns aspectos do sistema tradicional de encarceramento, o vídeo de oito minutos aborda uma das ações de extensão do programa “Pedagogia do Teatro e Processos de Criação”. O projeto de teatro nas prisões é realizado desde 2017 pelo Departamento de Artes Cênicas da Udesc no Presídio Feminino de Florianópolis e possui parceria com a Universidade de Michigan.

Vicente Concilio (professor da Udesc e coordenador da ação), Ashley Lucas (coordenadora do projeto “Prison Creative Arts” na Universidade de Michigan) e José Casas (professor da universidade estadunidense) reforçam a importância de programas artísticos para o desenvolvimento pessoal de detentos, proporcionando um retorno mais positivo para a sociedade. Os professores falam sobre como o sistema atual impossibilita a expressão das pessoas, prejudicando o propósito de ressocialização após o cumprimento de pena.

A produção audiovisual retrata, também, partes de ações que compõem o projeto realizado pela Udesc, como dinâmicas e exercícios teatrais nos espaços de reclusão. Além disso, depoimentos escritos pelas presidiárias nos diários das aulas de teatro emocionam e demonstram como o programa tem sido positivo para quem está sem contato com o mundo exterior.

Em 28 de setembro deste ano, as mulheres integrantes do Coletivo de Teatro do Presídio Feminino de Florianópolis apresentaram-se pela primeira vez em um ambiente externo à penitência. Integrando a programação do 24º Festival Isnard Azevedo, a peça “Estendemos nossas memórias ao sol” foi apresentada no Teatro da Ubro, em Florianópolis.

Confira o vídeo abaixo. A produção e edição é de Nícolas Haverroth, Rafael Prudencio Moreira e Wagner Locks, do Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-8350

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.