Apagaram as mulheres

Português/ Español

Esta loucura apareceu em RT

Judéus ortodoxos experimentam óculos que deixam mulheres ‘fora de foco”

Em Jerusalém se vendem uns óculos que fazem com que as imagens a uma certa distância fiquem embasadas

No bairro ultra-ortodoxo de Mea Sharim, em Jerusalém, oferecem uma solução para os vizinhos que não queiram sentir tentações pelo aspecto de mulheres vestidas de maneira inapropriada: por seis dólares podem adquirir uns óculos que literalmente as deixarão fora do seu campo visual.

A tecnologia é simples: os óculos têm uma película transparente nas lentes que permite ao seu proprietário ver tudo em um rádio de uns poucos metros para que não caia ou não bata num obstáculo. Mas, além dessa distância tudo passa a ficar embasado, incluídas as mulheres com amplos decotes.

Cabe mencionar que não é a primeira medida que tomam os judeus ortodoxos de Mea Sharim para se aproximar o mais possível de uma vida piedosa e sem ‘distrações’ mundanas. Os dois sexos já estão segregados nos ônibus, calçadas e muitos outros lugares públicos do bairro.

Os muros das casas estão enfeitados com cartazes que instam às mulheres para que levem camisolas fechadas e saias cumpridas. Esta comunidade tem certeza de que mulheres e homens não devem ter nenhum contato se não são casados.

Para quem se veem obrigados a viajar fora da cidade, especialmente em aviões e outros meios de transporte públicos nos que poderiam estarem sentados do lado de qualquer pessoa, também se oferecem capuzes e escudos que bloqueiam a visão periférica.

 Foto: Corbis

Assombração traduzida ao português por América Latina Palavra Viva.

 

Español

 

Esta locura apareció en RT.

 

Borraron a las mujeres

Judíos ortodoxos prueban gafas que dejan a las mujeres ‘fuera de foco’

En Jerusalén se venden unas gafas que hacen que las imágenes a cierta distancia sean borrosas

En el barrio ultra ortodoxo de Mea Sharim, en Jerusalén, ofrecen una solución para los vecinos que no quieran verse tentados por el aspecto de mujeres vestidas de manera inapropiada: por seis dólares pueden adquirir unas gafas que literalmente las dejarán fuera de su campo visual.

La tecnología es simple: las gafas tienen una pegatina transparente en sus lentes que permite a su propietario ver todo en un radio de unos pocos metros para que no se caiga o no choque con un obstáculo. Pero más allá de esta distancia todo pasa a ser borroso, incluidas las mujeres con amplios escotes.

Cabe mencionar que no es la primera medida que toman los judíos ortodoxos de Mea Sharim para aproximarse lo más posible a una vida piadosa y sin ‘distracciones’ mundanas. Los dos sexos ya están segregados en los autobuses, aceras y muchos otros lugares públicos del barrio.

Los muros de las casas están adornados con carteles que instan a las mujeres a llevar blusas cerradas y faldas largas. Esta comunidad está segura de que mujeres y hombres no deben tener ningún contacto si no están casados.

Para quienes se ven obligados a viajar fuera de la ciudad, especialmente en aviones y otros medios de transporte públicos en los que podrían estar sentados al lado de cualquier persona, también se ofrecen capuchas y escudos que bloquean la visión periférica.

 Foto: Corbis

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.