Aos amigos, de direita e de esquerda, sobre a Venezuela

Plan Nacional de Alfabetização. Carmen Vásquez, de 85 anos, aprendendo a ler e escrever com a missão Robinson. Estado Anzoátegui, Venezuela. Foto: Franklin Reyes/J.Rebelde

Por Elaine Tavares.

Eleitores do Bolsonaro dizem nas redes sociais que o PT vai transformar o Brasil numa Venezuela. Isso não é possível porque a Venezuela bolivariana teve um presidente que armou o povo, não com armas de fogo, mas com o conhecimento. A Venezuela teve um presidente que ia para a televisão, com livros nas mãos, e explicava para as pessoas sobre o conteúdo dos livros. Depois, ele editou milhares de títulos que eram, e ainda são, distribuídos gratuitamente. Construiu junto com o povo os instrumentos do conhecimento e da organização. Infelizmente o PT quando esteve no governo não fez isso.

Mas, se ao dizer que o PT vai transformar o Brasil numa Venezuela estão se referindo aos problemas econômicos enfrentados hoje pelo país é bom que se esclareça:

1 – A Venezuela vive uma guerra econômica provocada em parceria pelas agências estadunidenses de desestabilização e pelos empresários venezuelanos que perderam suas regalias com o governo bolivariano. Hoje eles precisam se adequar as leis do país, e não querem isso.

2 – A população mais pobre tem enfrentado a crise provocada porque o governo prioriza o bem estar dos mais fragilizados pela crise. E também porque eles estão organizados e em luta cotidiana. Claro que tem gente que sai do país, mas a maioria está em luta contra os empresários que querem quebrar o país.

3 – Os mais ricos viajam pelo mundo dizendo que a Venezuela é um caos porque eles querem controlar a riquezas do país outra vez. Não aceitam que sejam os mais pobres os que têm poder. Na Venezuela a maioria decide.

4 – Os mais pobres tem poder porque eles governam juntos. Estão organizados em bairros e missões, sabem como era a vida antes do bolivarianismo e não querem que aquela vida volte. Sabem dar valor as conquistas. Mesmo com os erros do governo Maduro – qual governo não erra? – a maioria da população apoia o governo porque sabe que retornando a velha elite, a vida piora.

Então, caros amigos, o PT não vai transformar o Brasil em Venezuela, nem no que ela tem de bom, nem no que tem de caótico.

Se alguém pode transformar o Brasil numa Venezuela, no que tem de ruim, é a elite local, sempre disposta a quebrar o país em nome de seus próprios interesses, como faz a elite de todo mundo. Os ricos podem destruir países e milhões de pessoas, como fizeram no Oriente Médio só para aumentar seus lucros.
Assim que não acredite no que dizem os representantes da elite. Eles estão mentindo. Claro, tu podes dizer que eu é que estou mentindo. E tens esse direito. Mas, se te informar bem, a partir de várias fontes, verás que tenho razão.

Então, não vote em quem te engana. Vote #Haddad13. Um governo que terá sensibilidade social.

Elaine Tavares é Jornalista em Florianópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.