Advogado negro e abolicionista, Luiz Gama vira história em quadrinhos

Livro será lançado nesta quarta-feira (12), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP)

Imagem de divulgação

Por Simone Freire.

Figura ícone da resistência abolicionista no Brasil, o advogado Luiz Gama (1830-1882) será personagem principal do quadrinho “Província Negra”, de autoria de Kaleb Kanbour. O HQ será lançado nesta quarta-feira (12), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP), a partir das 19 horas.

O quadrinho retrata a cidade paulista na metade do século XIX, onde Luiz Gama se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista. Ao desvendar a trama, Gama escancara a ideologia que sustentou a escravidão em nossa sociedade e que, de alguma maneira, ainda ecoa em nossos dias.

Leia mais: Reconhecimento facial no metrô de São Paulo preocupa defensoria e organizações

A obra também faz um retrato da época, com reconstituição dos fatos históricos, da arquitetura da cidade, da música, das artes literárias e do teatro, além de abordar o ativismo político dos paulistanos.

Província Negra foi vencedor do edital Fomento Cultural da Prefeitura do Munícipio de São Paulo em 2018, na área de quadrinhos.

Luiz Gama

Filho de Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, Luiz Gama foi vendido pelo próprio pai aos nove anos. Foi autodidata e na juventude frequentou a faculdade de direito do Largo de São Francisco.

Advogado, lutou, em pleno regime de escravidão, pela alforria de centenas de escravizados nos tribunais da província e fez da advocacia a sua principal trincheira. Era ativista político e reconhecido poeta romântico e satírico.

Amigo de Ruy Barbosa, Castro Alves, Angelo Agostini, Paulo Eiró, Raul Pompéia e outros, era uma figura querida e admirada em toda província. Escravagistas o tinham como o grande inimigo. Políticos progressistas corriam para São Paulo para se aconselhar com ele. Gama morreu jovem, aos cinquenta anos, de complicações de diabetes.

Serviço

Lançamento e palestra com os autores da obra Província Negra
Data – 12 de fevereiro – quarta-feira
Local – Biblioteca Mário de Andrade
Endereço – R. da Consolação, 94 – República – São Paulo
Horário – a partir das 19h00

Ficha técnica

Província Negra
Autor – Kaled Kambour
Arte – Kris Zullo
Editora – Gabaju Records & Comics
Edição – 1ª | 2019
Páginas – 80
Preço – R$ 25,00
Links para comprar – site da editora aqui ou na loja virtual aqui.
Para mais informações 11 99346-4849 ou por e-mail aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.