A terra dos índios. Por Thales Eduardo.

Foto: Carlos Weinman.

História sugerida por Thales Eduardo, de 6 anos, escrita pela mãe, Leila Loeblein Weinman.

Há muitos anos, lá por volta dos anos de 1500, viviam muitos povos indígenas numa região da América do Sul. A vida deles era simples, mas, mesmo assim, eram muito felizes. Se sustentavam a partir de coisas que a natureza lhes oferecia.

Através da caça, da pesca, dos frutos das árvores e da agricultura de subsistência tiravam seus principais alimentos. Com a variedade das plantas, faziam chás e outras bebidas. Também através das plantas tiravam pigmentos para fazerem tintas, e com essas tintas se pintavam para celebrar a vida.

Com galhos, troncos de árvores e taquaras faziam suas próprias casas, conhecidas como “Ocas”.

Os índios fabricavam suas próprias ferramentas de trabalho, faziam artesanatos como cuias, redes, cestos, arcos e flechas, entre outros.

Faziam seus próprios brinquedos como petecas e criavam suas próprias brincadeiras como cabo de guerra.

Nessa terra havia muitas etnias indígenas, mas os costumes, os modos de vida eram semelhantes. Eles eram separados por aldeias. A língua que a maioria dos povos indígenas falava era Tupi.

Certo dia, numa aldeia do litoral, região conhecida como Pindorama, devido à grande quantia de Palmeiras que havia no local, apareceu um barco na beira do mar. Os índios ficaram felizes, pois acharam que mais índios estavam chegando ali. Com cuidado eles tentaram observar a chegada, quando foram surpreendidos por gritos, os quais não conseguiram entender. Não faziam ideia do que estava por acontecer.

Nesse barco, havia portugueses, e o grito saiu de Pedro Alvares Cabral, que anunciou ter encontrado uma terra não habitada. Estes portugueses estavam numa viagem em busca de terras para ampliar o comércio português. Tão logo que viram essas terras, Pedro Alvares Cabral anunciou ao rei de Portugal D. Manuel I, o qual oficializou a data de 22 de abril de 1500 como o descobrimento das Terras Brasileiras. Em 1503, essa terra foi batizada como Brasil.

A partir daquele dia, muitas coisas ruins começaram a acontecer, muitos índios morreram, muitos foram explorados e tiveram suas vidas sacrificadas. Poucos índios conseguiram fugir para outras regiões, vivendo como nômades, sem lugar fixo para morar.

Muitas pessoas de outros países começaram a imigrar para o Brasil transformando numa terra cheia de conflitos e interesses, com diferentes etnias e culturas.

Confira a história em vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.