25º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau já vai começar

Entre 5 e 12 de julho, mais uma vez Blumenau recebe grupos de teatro de universidades brasileiras e estrangeiras para a 25ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB). Realizado pela FURB, Universidade Regional de Blumenau, o festival comemora as bodas de prata com a plateia tendo como temática central ‘Vivendo as muitas memórias’.

Organizado em Mostra Universitária Nacional, Mostra Universitária Ibero-Americana e Mostra Blumenauense de Teatro, o FITUB apresenta ao público 23 espetáculos: sete na Mostra Nacional, seis na Ibero-Americana, cinco na Mostra Blumenauense e quatro espetáculos convidados. Três peças da Nacional estão no Palco Sobre Rodas, que recebe também o Grupo Trapos e Farrapos da Fundação Indaialense de Cultura. Nesta 25ª edição, pela primeira vez o Festival recebe um grupo de Tel-Aviv, Israel, integrante da Mostra Ibero-Americana.

Como incentivo à participação no Festival, uma seleção de jurados elege o melhor ator, atriz, espetáculo, conjunto de atores, direção, iluminação, figurino, cenário e trilha sonora entre as peças apresentadas na Mostra Universitária Nacional.

A Mostra Ibero-Americana também é premiada, mas quem elege o melhor espetáculo é o público. A votação acontece ao final de cada sessão. A solenidade de premiação será feita no último dia do evento.

Tema deste ano, a memória guia as Conversas sobre Teatro, outra marca registrada do FITUB. Memórias do Teatro Latino-Americano, no dia 7 de julho, às 18h30, e Memórias do Festival, no dia 9, no mesmo horário, reúnem diretores convidados internacionais e a equipe organizadora do Festival ao longo das 25 edições, respectivamente, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes.

No dia 11 de julho, no mesmo local e horário, integrando a programação das Conversas sobre Teatro, o FITUB recebe o programa Rumos Itaú Cultural Teatro, com o pré-lançamento da Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro (etapas: Distrito Federal, Bahia, Paraná e Santa Catarina), apresentados por Sônia Sobral do Instituto Itaú Cultural, de São Paulo.

O Cabaré Memória, com apresentações de artistas da cidade e região e dos grupos participantes do FITUB também está na programação do Festival e acontece no dia 8, às 22h, no Salão de Festas do Teatro.

Arte e ciência

Consagrado como um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano, o Festival promove as análises dos espetáculos das mostras Nacional e Ibero-Americana, feitas por professores convidados. Realiza também uma Fresta Nacional do Aporta (Encontro Estudantil de Artes Cênicas) ação que reúne organizadores de festivais e de grupos de teatro para conversas sobre os temas que permeiam o universo dos festivais e do teatro estudantil. Fresta é o nome dado à rodada de conversa que na programação do 25º FITUB será no dia 12 de julho, às 9h, na Fundação Indaialense de Cultura.

Doze oficinas também estão na programação do FITUB e promovem a atualização e a formação de estudantes e profissionais.

Jornada

Nos dias 4 e 5 de julho, das 9h às 19h, no Bloco J, câmpus 1 da FURB, acontece a V Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, com o objetivo de apresentar as pesquisas em teatro realizadas nas universidades brasileiras e latino-americanas e promover a troca de informações e conhecimentos no campo do teatro. A Jornada tem como coordenadores os professores André Carreira (UDESC) Pita Belli (FURB) Walter Lima Torres (UFPR).

Redes Sociais

Para acessar a programação completa, com sinopses dos espetáculos, endereços das apresentações e informações sobre a venda de ingressos, além acompanhar o dia a dia do evento, curta a página do FITUB no Facebook e siga o festival no Twitter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.