11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis já tem seus vencedores

Por Roberto Cunha.

Iniciada em 29 de junho, chegou ao fim neste domingo, 15 de julho, a 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O grande vencedor, escolhido pelo Júri Oficial e pelo voto do público infantil, foi O Fim do Recreio (Paraná), de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa.

Além dele, Disque Quilombola (São Paulo), de David Reeks, ganhou Menção Honrosa do Júri, e o Destaque Especial foi para o curta Rap Consciente(Espírito Santo), realizado por alunos da Escola Amenóphis de Assis. Cada um dos filmes recebe um Prêmio Aquisição no valor de R$ 10 mil da TV Brasil.

O filme ganhador fala sobre crianças de uma escola que se unem para mudar um projeto de lei que pretende acabar com o recreio escolar. Os jurados basearam sua escolha na “inventiva construção narrativa que valoriza com humor, delicadeza e sensibilidade o ponto de vista da criança, protagonizando seus próprios dramas, sem perder a sua natureza espontânea”.

Segundo a diretora da Mostra, Luiza Lins, o evento reuniu 88 curtas-metragens brasileiros e o público estimado foi de 121 mil, contra 42 mil da edição de 2011. Uma das razões apontadas para o crescimento foi o 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil, que ocorreu no ano passado em 31 cidades de Santa Catarina e nesta edição está sendo realizado em 177. “Para chegarmos aos números atuais foi fundamental a formação de gestores culturais que realizamos em Florianópolis em maio em parceria com a Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam)”, disse ela. Cada gestor recebeu um kit com 44 filmes, cartazes da Mostra e camisetas para realizar uma versão do festival em seu município.

Fonte: AdoroCinema – Assessoria e http://www.adorocinema.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.