Editorial 13 de setembro

Florianópolis, 13 de setembro de 2015.

Semião Vilhalva, Guarani-Kaiowá, foi morto a tiros no dia 29 de agosto, durante um ataque de fazendeiros à Terra Indígena Ñanderú Marangatú, homologada em 2005, no município de Antônio João, Mato Grosso do Sul. Semião procurava o filho, às margens do córrego Estrelinha, quando foi alvejado no rosto. O ataque envolveu cem indivíduos armados e ocorreu após uma reunião na sede do Sindicato Rural de Antônio João.

“Estou indo agora para as minhas propriedades para retomá-las”, falou a presidente do sindicato dos ruralistas Roseli Maria Ruiz antes do ataque à terra indígena. A reunião dos ruralistas contava com a presença dos deputados federais: Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), Tereza Cristina (PSP-MS) e o senador Waldemir Moka (PMDB-MS); membros do lixo ruralista do Congresso. Com a Guarda Nacional apoiando os crimes dos ruralistas, ao Conselho Indigenista Missionário não restou alternativa a não ser apelar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para acionar ao governo brasileiro a cumprir com as leis internas e tratados internacionais, diante do assassinato de Semião Vilhalva.

As “minhas propriedades” da presidente ruralista de Mato Grosso do Sul foi resultado da expulsão dos povos Guarani-Kaiowá de seus territórios tradicionais no processo de criação das fazendas ruralistas. É importante lembrar que entre as décadas de 1920 e 1980, o governo do Brasil passou a doar ou vender terras indígenas a particulares, permitindo a invasão e a exploração dessas terras. Os fazendeiros iniciaram um processo de escravização dos indígenas no desflorestamento, formação de latifúndios e em usinas de álcool, etc. Em meados dos anos 80, os indígenas foram desalojados, expulsados das suas terras e largados nas beiras das estradas. Em 1990, mais de 10 mil indígenas Guaraní-Kaiowá foram submetidos a trabalho escravo e degradante no corte da cana de açúcar e nas usinas de álcool. No final de 1990, começou o ataque genocida e terrorista às comunidades Guaraní e Kaiowá e seus líderes foram ameaçados e assassinados pelos matadores de aluguel dos fazendeiros.

Estes crimes são os que justificam o “direito de propriedade” dos ruralistas do Mato Grosso do Sul e toda a história da propriedade de terras no Brasil se assemelha sem muitas diferenças ao que acontece no MS.

Texto baseado em informações do Conselho Indigenista Missionário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.