Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
Xanxerê, cidade ao Oeste do estado de Santa Catarina, com uma população de 44.642 habitantes, segundo censo IBGE de 2010, segue vivendo dias terríveis na pandemia. A situação grave que passa o município foi exposta ainda em fevereiro, durante coletiva de imprensa que teve como tema o cenário da saúde pública regional. Na ocasião, a fala do profissional da saúde, o médico Vinícius Chies de Moraes, que coordena o setor de emergência e o da UTI-Covid na unidade do Hospital Regional São Paulo, foi de que o contexto é desesperador. Na data da coletiva de imprensa, haviam, segundo o profissional, 25 pacientes aguardando leito de UTI, em estado grave. Destes, oito já estavam entubados. Ele expôs ainda que naquele momento, em torno de 17 pacientes eram pessoas que potencialmente precisariam ser entubadas nas próximas horas.
Neste mês de março, até a data de ontem, já somavam 27 pessoas aguardando leito de UTI e duas esperam por vaga na enfermaria. Sete pacientes perderam a vida nos últimos quatro dias aguardando um leito de UTI sendo que até a data de ontem, pelo menos 16 pessoas, segundo divulgado pela prefeitura do município, haviam falecido enquanto aguardavam leito.
Ontem também, foi registrado mais um óbito por covid-19 em Xanxerê. Segundo boletim da prefeitura, a vítima, um homem de 80 anos, estava internado na emergência do Hospital Regional São Paulo desde o dia 28 de fevereiro aguardando vaga em um leito de UTI. Esta é a 86º vida perdida pela Covid-19 desde o início da pandemia.