WSJ: Proposta de trégua em Gaza permite que Israel retome os combates a qualquer momento

Entulho acumulado causado por bombardeios israelenses em Gaza. Foto: Legion-media.ru / APAimages

Os termos de uma iniciativa de trégua entre Israel e o movimento palestino Hamas proposta pelo presidente dos EUA, Joe Biden, permitem que Tel Aviv retome os combates na Faixa de Gaza se considerar as negociações infrutíferas, informa o The Wall Street Journal com referência a uma autoridade israelense.

“A proposta permite que Israel mantenha o direito de retomar os combates a qualquer momento sempre que considerar que as negociações são inúteis”, disse o informante.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou também aos legisladores que, durante as negociações subsequentes para um cessar-fogo permanente, ele insistiria na libertação de todos os reféns e na destruição das capacidades militares e governamentais do Hamas, acrescentou a fonte. “Essas exigências provavelmente não agradarão ao Hamas“, escreve o jornal.

Na semana passada, Joe Biden anunciou uma nova oferta israelense de cessar-fogo na Faixa de Gaza e instou o movimento palestino a aceitá-la.

O que o plano propõe? O plano prevê três estágios.

O primeiro estágio propõe um cessar-fogo de seis semanas, durante o qual o exército israelense se retirará das áreas povoadas de Gaza. Os reféns, incluindo idosos e mulheres, seriam trocados por centenas de prisioneiros palestinos. Os civis também retornariam a toda Gaza, com 600 caminhões de transporte de ajuda humanitária diária disse Biden.

Na segunda fase, o Hamas e Israel negociariam os termos para um fim permanente das hostilidades. “O cessar-fogo ainda continuará enquanto as negociações continuarem”, disse o presidente.

Na terceira fase, um cessar-fogo permanente seria seguido, facilitando a reconstrução do enclave, incluindo 60% das clínicas, escolas, universidades e edifícios religiosos danificados ou destruídos pelas forças israelenses.

Nesse contexto, o Hamas indicou que considera positivamente a nova proposta de Tel Aviv. Por sua vez, o Governo israelense reiterou seu desejo de recuperar os reféns o mais rápido possível e afirmou que Netanyahu já havia autorizado sua equipe de negociação a apresentar um plano para alcançar esse objetivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.