A quem interessa e o que se está votando???
Por Loureci Ribeiro*.
Em pleno processo eleitoral e de fechamento do Plano Diretor Participativo, é no minimo temerária qualquer alteração de zoneamento, a não ser que seja motivada por exigência legal para conclusão do processo administrativo de um projeto para aprovação e regularização de demanda popular, amplamente discutida com controle social, anterior ao processo eleitoral, pois pode servir de mero instrumento de barganha eleitoral ou de criação de fundos para campanha.
Por sua vez, votar em bloco projetos tão distintos pressupõe que estas matérias deveriam estar muito bem discutidas e se assim o fossem tambem deveriam os atores estarem mobilizados para barrar as possíveis bandalheiras que possam conter. Porém, quem fez estes balanços entre nossos pares na Bancada Popular do PDP???? E se temos algum par na Câmara, como este fez a necessária e esperada interlocução???
Não dá para continuarmos tendo informes destas votações só após o fato estar consumado. Por isso é URGENTE que se faça uma FAXINA GERAL na Câmara de Vereadores nesta próxima eleição. Vereador que se fecha nos gabinetes sem discutir amplamente com os setores sociais, por mais boa vontade que tenha, impede o empoderamemnto da sociedade no processo legislativo, no controle social e faz a sua maneira somente o seu empoderamento e reproduz o velho clientelismo, paternalismo e populismo, que não emancipa ninguem para além de sua tutela.
*Membro da CMAS – Fórum da Cidade.
Foto: Lysandro Lima.