A Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU) vai oferecer uma casa de apoio aos acompanhantes dos pacientes da instituição. A diretoria da entidade assinou, no dia 11 de setembro, o contrato de locação do imóvel, o qual vai acolher pessoas que moram em outras cidades e precisam de estadia enquanto acompanham familiares em tratamento. A casa fica na Trindade e será mantida por doações da comunidade e de empresas.
A presidente da entidade, Ana Maria Faria Dutra, diz que “a necessidade de criar uma casa de apoio surgiu para humanizar o atendimento hospitalar, já que os acompanhantes não podem utilizar as dependências do hospital para necessidades básicas como tomar banho ou lavar roupas”. Inicialmente o projeto pretende suprir essas necessidades, oferecendo duas refeições diárias, dormitórios, local para o banho e lavação de roupas.Os interessados em receber o auxílio devem preencher um formulário, disponibilizado pelo Serviço Social do HU, por meio do qual é feita a seleção dos usuários para o serviço. São considerados, na avaliação, critérios como gravidade do estado do paciente que está sendo acompanhado e a duração do tratamento.
A administração do local será feita pela diretoria da AAHU, que pretende contratar um profissional responsável pela rotina e funcionamento da instituição. A data de inauguração da casa ainda não foi definida, pois o imóvel está passando por reformas e recebendo móveis e utensílios.
Saiba mais
A AAHU surgiu em 1984, com um grupo de voluntárias da paróquia Santíssima Trindade. Em 2001, tornou-se uma organização autorizada a receber doações em prol do HU e, desde então, com apoio do Serviço Social do hospital, vem oferecendo assistência aos pacientes e seus familiares.
A equipe de voluntários da associação conta com cerca de 230 pessoas treinadas, que atuam no trabalho de apoio social e espiritual aos enfermos, em visitas diárias. O grupo também fornece auxílio material ao HU, por meio da compra de equipamentos, medicamentos manipulados, móveis, utensílios e da realização de reformas físicas.
O trabalho da entidade é realizado com doações da comunidade, de empresas e da Receita Federal. As contribuições podem ser feitas em dinheiro, diretamente na conta bancária do projeto, pela conta de energia elétrica ou como sócio contribuinte. A instituição também recebe doações de cestas básicas, materiais de higiene, enxovais para recém-nascidos, roupas, calçados, livros, material para confecção de artesanato, e realiza brechós e bazares para angariar fundos.
Para colaborar, acesse o site.
Giovanna Olivo/Estagiária de Jornalismo/Agecom/DCG/UFSC
Fonte: http://noticias.ufsc.br/