Vitória do campo progressista no 1º turno e os desafios na eleição para reitoria da UFSC

 

Redação

Na última terça-feira, dia 22 de março, a Universidade Federal de Santa Catarina teve o primeiro turno da eleição para reitoria. No total foram três chapas participando.

O JTT – A Manhã Com Dignidade entrevistou nessa segunda-feira, 28, Irineu Manoel de Souza, candidato a reitor, e Joana Passos, candidata à vice-reitora, pela chapa Universidade Presente.

O primeiro turno das eleições aconteceu de forma remota, online. Ao contrário do que se esperava, houve uma boa participação de todas categorias: estudantes, servidores e técnicos administrativos. “Surpreendeu a todos nós”, diz Joana Passos, candidata à vice-reitora. O resultado da votação no primeiro turno foi 44,62% dos votos para a chapa Universidade Presente; 26,68% para a chapa UFSC Viva e 25,51% para a chapa UFSC Sempre.

O segundo turno será presencial. Para o professor Irineu o desafio agora é outro: fazer com que mais pessoas votem e que novas pessoas votem na chapa vencedora no primeiro turno.

Joana Passos defende que o grande diferencial da chapa, se eleita, é fazer uma gestão participativa, fortalecendo os espaços existentes e criando outros que possibilitem maior diálogo com a comunidade acadêmica.

“Nós estamos colocando uma universidade que será presente em todos os campi; que será presente em Brasília e na vida dos estudantes. É por isso que somos a Universidade Presente”, diz Irineu Manoel.

Na entrevista os candidatos falaram também sobre a influencia do atual cenário político brasileiro e das eleições presidenciais de 2022 nas eleições para reitoria na universidade.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.