O músico Roger Waters, ex-Pink Floyd, publicou um vídeo em suas redes sociais neste sábado (24) em que convoca chilenos a votarem a favor de uma nova Constituição no plebiscito que se realiza neste domingo (25). Em espanhol, Waters diz que “todos merecemos o direito de viver em paz”.
A atual Constituição do Chile foi aprovada em 1980, ainda durante a ditadura militar comandada por Augusto Pinochet. O documento foi alterado algumas vezes depois da redemocratização, mas plebiscito irá decidir se permanece ou não como a Carta Magna do país.
“Queridos amigos do Chile, amanhã todos vão votar ‘Eu aprovo a Convenção Constitucional’”, disse o músico britânico. “Todos merecemos o direito de viver em paz”, acrescentou.
“Vote, vote, vote, ciao”, finaliza Waters, acompanhando sua mensagem com o seguinte comentário: “Uma mensagem de Roger ao povo do Chile, na véspera do importante plebiscito nacional para substituir a antiga Constituição que foi imposta por o ditador Pinochet. Por uma nova Constituição aprovada pelo povo”.
O plebiscito estava previsto para 26 de abril, mas precisou ser adiado por conta da pandemia do coronavírus. O direito de voto por uma nova Constituição no país é resultado de acordo firmado no Congresso no dia 15 de novembro de 2019, após uma série de protestos que tomaram conta do país nos meses anteriores.
Confira o vídeo de Roger Waters:
https://twitter.com/rogerwaters/status/1320200747586387968
—