A história se repete nos Estados Unidos. Policiais mataram mais um homem negro em Los Angeles depois de uma abordagem de trânsito. O caso ocorreu na tarde da última segunda-feira (31) e gerou indignação na comunidade local, com protestos durante a noite e nesta terça (1). As autoridades não divulgaram o nome da vítima, mas ele foi identificado pela família como Dijon Kizzee, de 29 anos.
NEW: Family members have identified the man fatally shot today by LASD deputies in South LA as 29-year-old Dijon Kizzee https://t.co/xCnRQq1v6r pic.twitter.com/g97Ccc571o
— KCAL News (@kcalnews) September 1, 2020
O jovem estava de bicicleta e teria cometido uma infração. Os policiais alegam que houve uma briga e o homem atingiu um dos agentes no rosto. Os oficias afirmam ainda que, na confusão, ele teria deixado cair alguns objetos, incluindo uma arma.
Ainda de acordo com a versão dos policiais, por identificar a arma eles teriam efetuado os disparos que mataram Kizzee. O Departamento de Polícia afirmou que abriu uma investigação. O caso gerou indignação entre os moradores e uma centena de pessoas se reuniram ainda na segunda no sul de Los Angeles em protesto contra a brutalidade policial e o racismo.
Sheriff’s deputies are pushing into a non-violent line that’s been here all night. They are escalating pic.twitter.com/rqll0ioo5l
— People's City Council – Los Angeles (@PplsCityCouncil) September 1, 2020
Um vídeo circula nas redes sociais como sendo do caso em questão, o que ainda não foi confirmado pela polícia. As imagens já começaram a ser usadas por apoiadores do presidente Donald Trump para defender a brutalidade policial e associar seu adversário, Joe Biden, à desordem. Confira abaixo:
Fatal shooting occurred in South LA after an ARMED man-#DijonKizzee-punched an LASD officer & a handgun was spotted in items he dropped to the ground…& cue the #Biden–#BLM riots?
STOP BREAKING THE LAW!#LawandOrderhttps://t.co/bDb8d6BAPi— DrConservaMom?? (@ConservaMomUSA) September 1, 2020