Após ser estrangulado duas vezes por um policial militar durante abordagem, um garoto de 19 anos desmaiou, no final da tarde deste domingo (22), em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo.
O rapaz foi levado ainda desacordado para a delegacia e, depois, ao pronto-socorro. Ele afirma que se assustou com a presença dos policiais, se desequilibrou e acabou batendo na moto de um dos policiais. Foi quando o PM o agarrou pelo pescoço.
“Eu não sou nenhum marginal, por mais que eu tô errado andando sem habilitação, eu não sou nenhum marginal”, disse o jovem em entrevista ao Bom Dia SP.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o caso já está sendo analisado e os policiais foram afastados das operações nas ruas. Os PMs envolvidos na ação, por sua vez, disseram que o jovem tentou fugir de uma abordagem de rotina, por isso foi perseguido, dominado e preso.
As cenas foram registradas em vídeos por moradores do bairro e divulgadas nas redes sociais. Em um dos vídeos é possível ver que após dominar o rapaz, um PM, por duas vezes, usa técnicas de estrangulamento até provocar o desmaio do jovem.
Na primeira imagem, um policial de capacete pressiona o peito do rapaz com o joelho, que se debate até desmaiar.
Em seguida, após recobrar os sentidos, já na calçada, ele é novamente estrangulado, aparentemente pelo mesmo policial, que agora está sem capacete. O garoto sofre um novo desmaio e fica caído no chão.
Em um outro vídeo, também gravado por populares, o rapaz, ainda desacordado, é colocado no meio fio e depois jogado na viatura policial.
Com informações do G1