Por Assessoria de Imprensa
A falta de escolas do Ensino Médio em regiões periféricas de Chapecó foi o tema central da reunião entre os vereadores Liza Dal Chiavon (PCdoB) e Valdir Carvalho (PT), com o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.
O encontro, que aconteceu na Secretaria de Estado da Educação, na terça (3), em Florianópolis, foi motivado principalmente por uma Moção de Apelo aprovada por unanimidade pela suplente, Liza Dal Chiavon, que permaneceu na Câmara de Chapecó até o dia 4, substituindo por 30 dias o vereador Cesar Valduga (PCdoB).
O vereador Valdir Carvalho, que agendou a audiência a partir do deputado Fabiano da Luz (PT), subscreveu a proposição e seguirá com a pauta no Legislativo chapecoense.
O apelo
Segundo o ofício protocolado pelos vereadores na Secretaria, algumas regiões mais afastadas do Centro de Chapecó não contam com Ensino Médio, obrigando os alunos a se deslocarem por vários quilômetros, distanciando-se da comunidade.
Para os vereadores, esse afastamento prejudica a comunidade escolar, “não podemos esquecer que o bom desempenho do estudante depende muito do envolvimento da família com a escola, e isso fica inviável quando a distância é muito grande”, acrescenta Liza.
O principal pedido da Moção de Apelo aponta, principalmente, a região Leste e bairro Efapi como prioritárias para receber investimento no Ensino Médio.
Durante a reunião, o secretário, Vitor Balthazar, sinalizou positivamente sobre o pedido e avaliou a ação dos vereadores como fundamental para definir as políticas públicas de governo.
PAA e PNAE
Ainda com o secretário Vitor Balthazar e com o deputado Fabiano da Luz, os parlamentares chapecoenses também participaram de uma reunião com cooperativas da Agricultura Familiar para tratar do Programa de Aquisição (PAA) de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A avaliação dos vereadores é a de que os ambos os Programas recebem poucos recursos, “prejudicando as famílias do campo, que participam das licitações para a merenda escolar, e, por consequência, agravando a fome”.
HRO e Hospital da Criança
Aproveitando a agenda na capital catarinense, ambos os vereadores percorreram na segunda-feira (2), os gabinetes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde também conversaram com diversos parlamentares e protocolaram um ofício solicitando a viabilização de recursos para custeio das atividades do Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança.
Os vereadores acreditam que falta atenção do estado para as demandas da Saúde da região, “essas duas unidades hospitalares atendem uma população imensa em toda a região Oeste, mas, mesmo assim, ficamos de fora de recursos importantes do governo estadual”, aponta o vereador Carvalho.
Entre os gabinetes visitados, o de Luciane Carminatti, Fabiano da Luz, Padre Pedro Baldissera, Valdir Cobalchini, Rodrigo Minoto, Adriano Pereira, Neodi Saretta, Moacir Sopelsa, Nilso Berlanda, Paulinha da Silva e Altair Silva.