Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
Na sessão do último dia 03 de outubro, a vereadora Maria Tereza Capra (PT), realizou um pedido de informação dirigido ao Prefeito de São Miguel do Oeste/SC, Wilson Trevisan e a secretária de Educação Rosani Pelissari sobre algumas denúncias relacionadas ao racionamento da merenda escolas nas creches e escolas municipais.
Segundo Maria Tereza, ela recebeu algumas denúncias e informações alertando para esse fato. “A partir dessas denúncias aguardamos um determinado tempo para ver se esse problema seria resolvido, no entanto, mediante a situação ter continuado entendemos que o caminho seria o de fazer um pedido de informação solicitando o motivo do racionamento”, disse ela.
A vereadora salientou que está em tramitação e foi aprovada em segunda votação uma suplementação orçamentária para aquisição de merenda escolar para o segundo semestre e que supõe-se que o município teria racionado merenda em razão da falta de rubrica orçamentária. “Entendemos que isso não deveria ter acontecido pois desde o início do ano quando se faz o planejamento já se sabe quantas crianças estão matriculadas e a demanda que o município terá”, frisou.
Relatório de inspeção
Conforme Maria Tereza, outro pedido feito na sessão trata do envio do relatório de inspeção realizado pela nutricionista e o cardápio das creches e escolas municipais. “Sabemos que é obrigação do município fiscalizar como está o cardápio nas creches e escolas, quais alimentos estão sendo ofertados. Cabe a nós vereadores e comunidade realizar essa cobrança e ter conhecimento dessas informações”.
Maria Tereza reforçou sobre a importância da aquisição de produtos orgânicos para serem servidos nas creches e escolas. “Temos uma produção muito rica aqui no município e região e acredito ser importante não deixarmos de lutar pela aquisição desses alimentos”.
Denúncias
Embora São Miguel do Oeste possua segundo a vereadora, uma boa estrutura em creches e escolas existem questões que precisam ser melhoradas. “Nós temos creches e escolas muito boas considerando as condições que temos conhecimento a nível de país. Somos atendidos/as por excelentes profissionais, porém existem escolas que são melhor servidas do que outras, escolas das periferias tem tido maior dificuldade. Sabemos que a descentralização dos serviços é elitizada e por isso temos que ter essa preocupação, para que todas as crianças do centro, das periferias, do interior tenham as mesmas condições, não pode haver essa separação e por isso é importante que as denúncias sejam feitas”, finalizou.
O Portal Desacato entrou em contato com a secretaria de Educação do município para obter maiores informações sobre as questões levantadas pela vereadora Maria Tereza Capra, porém, foi informado que a secretária Rosani Pelissari se encontra em viagem e retorna apenas na segunda-feira, dia 09 de outubro.
Mais informações você confere na edição do #JTT- Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, na segunda-feira, dia 09, às 18h45, no Portal Desacato.