Quatro proposições acerca de academias ao ar livre foram aprovadas na Câmara de Vereadores de Chapecó no mês de julho. As Moções, propostas pelo vereador Valdir Carvalho, pedem que a prefeitura instale aparelhos de musculação e de exercícios físicos em comunidades do interior de Chapecó, além de apelar para que todas as novas instalações tenham acessibilidade.
As comunidades chapecoenses atendidas pelas proposições do vereador são: Linha Almeida, Linha Baronesa da Limeira, Linha Tafona e Assentamento Dom José Gomes, “também aprovamos por unanimidade uma Moção pedindo para que haja acessibilidade e inclusão a pessoas com deficiências nas novas academias que forem instaladas”, complementa o parlamentar.
Carvalho lembra da importância em promover exercícios físicos para a população se manter saudável; necessidade que, conforme ele, também se estende a pessoas com deficiências. Nas proposições, o vereador lembra que as academias ao ar livre promovem saúde física e emocional, melhorando a qualidade de vida da população, “sobretudo dos idosos, que contam com esse espaço público e gratuito para exercitarem-se”.
—