A Venezuela recebeu neste sábado (13), o primeiro lote da vacina Sputnik V contra o coronavírus. A vice-presidenta venezuelana Delcy Rodriguez participou da cerimônia de entrega, na qual também esteve presente o embaixador russo no país sul-americano, Sergey Melik-Bagdasarov.
Em seu discurso, a vice-presidenta lembrou as declarações feitas pela Relatora dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Alena Douhan, que esta semana reconheceu o efeito devastador que têm as medidas de bloqueio dos Estados Unidos e da União Europeia contra a Venezuela.
A prioridade da vacinação será para os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia no país.
O acordo assinado entre Venezuela e Rússia prevê a aquisição de 10 milhões de vacinas em um ano. A eficácia da vacina Sputnik V contra a covid-19 é de 91,6%, segundo pesquisa publicada na revista científica The Lancet
No dia 13 de Janeiro, o Ministério da Saúde venezuelano informou sobre o registro da vacina para utilização emergencial em território venezuelano.
Antes disso, a Venezuela participou da fase 3 dos ensaios clínicos do imunizante russo, com 2.000 voluntários. Para essa fase, recebeu um carregamento em outubro do ano passado.
Leia mais:
Lula. Preta. Quer novidade? Então… toma! Por Flávio Carvalho.