Redação.- Sofia Andrade e Raul Fitipaldi receberam Roy Daza, Deputado da Assembleia Nacional venezuelana e ex-embaixador no Mural da Manhã para conversar sobre o veto brasileiro à entrada da República Bolivariana da Venezuela ao BRICS, com o qual o governo Lula rompeu uma tradição de unidade latino-americana.
O deputado Daza expressou que agora a Venezuela tem agora a tarefa de convencer o mundo sobre a contribuição que o país caribenho tem para aportar ao BRICS: sua experiência nas organizações do Sul Global, que lhe outorga ter sido fundadores da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e ser parte de todos os processos de integração da América latina, fundação da ALBA, CELAC, UNASUR.
A Venezuela também tem a maior reserva de petróleo do mundo, importantes minérios e terras úteis, que podem ser importantes para o BRICS.
No plano, ideológico, o país tem o ideal bolivariano. Simón Bolívar, na Carta de Jamaica de 1815, falou sobre o equilíbrio do Universo. O Comandante Chávez, se baseando nessa carta, já tinha anunciado faz 20 anos, que avançávamos para um mundo multipolar, ao qual já chegamos.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo