Entre-Laços também ganhou prêmio no FESTIVAL INTERNACIONAL LGBT DE MADRID – Prêmio do Júri Popular “Vencedor como Melhor Filme de Ficção” e Prêmio do Júri Popular “Vencedor como Melhor Filme” – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA QUEER DE LISBOA
“Uma fábula vagamente mágica e moderna…” elogia a atuação do elenco, os valores da produção e a “direção extraordinariamente confiante da diretora”.
Revista Variety
Trailer
Com uma trajetória de sucesso nos Festivais de Cinema no qual participou o filme ENTRE-LAÇOS tem sua estreia confirmada em Florianópolis, pela distribuidora Lança Filmes. A produção japonesa chegará aos cinemas da cidade com exclusividade pelo Paradigma Cineart às 14h45, na quinta-feira 05 de julho.
Com extrema delicadeza o filme relata a história de uma garotinha de onze anos chamada Tomo, que ao se ver abandonada pela mãe, recebe auxílio de seu tio Makio (Kenta Kiritami) que tem um relacionamento com a transexual Kinko (Torna Ikuta), uma enfermeira de coração bondoso que acolhe a garota com muito amor, fazendo o papel que caberia a sua mãe. Em pouco tempo a relação entre os três floresce e a pequena Tomo descobre o verdadeiro significado de uma família.
Em tranquilas imagens concentradas, o filme retrata a sexualidade não normativa como uma forma natural de vida e descreve os valores familiares definidos não por convenção, mas por um ambiente de amor e carinho. Apresentando para o espectador as “novas estrutura familiares”.
A diretora do longa metragem, Naoko Ogigami escreveu e dirigiu todos os seus filmes, que foram classificados como “iyashi-kei eiga” – “filmes que proporcionam cura emocional”. Tematicamente, todos os seus filmes abordam temas como a natureza, choque de cultura; estrangeiros que chegam em outros países e se deparam com práticas e elementos desconhecidos. Os filmes de Ogigami são mais leves do que a maioria dos filmes japoneses. Um de seus filmes mais conhecidos pelo público se chama Megane (Glasses) “Óculos”, um filme de comédia japonesa do ano de 2007. Ambientado em uma ilha japonesa sem nome, conta a história de um professor universitário em férias que entra em contato com vários habitantes locais excêntricos. O filme foi apresentado no Festival de Cinema de Sundance de 2008, onde foi indicado ao Grande Prêmio do Júri e no Festival Internacional de Cinema de São Francisco. A Federação Internacional de Críticos de Cinema premiou Megane com uma Menção Especial do Júri em 2008, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, Megane, ganhou o Prêmio Manfred Salzberger por “ampliar as fronteiras do cinema atual’’.
SOBRE A DIRETORA
Depois de graduar-se no programa de Ciências da Imagem da Universidade de Chiba no Japão, Naoko Ogigami foi para os Estados Unidos em 1994 para estudar cinema na University of Southern California. Durante esse período trabalhou como assistente de comerciais de TV, vídeos promocionais e filmes, além de criar curtas-metragens próprios. Retornou ao Japão em janeiro de 2000 e depois de 4 anos dirigiu seu primeiro longa-metragem “Yoshino’s Barber Shop”.
Após estabelecer um novo gênero de filmes japoneses com títulos “Kamome Diner” e “Megane”, a diretora Naoko Ogigami apresenta Entre-Laços, do qual também escreveu o roteiro.
O tema “tricô” desempenha um papel central na história e é um dos primeiros filmes japoneses a apresentar uma temática LGBTQ. Toma Ikuta retrata uma mulher transexual chamada Rinko, abordando um assunto que se tornou um importante tema de discussão tanto no Japão quanto no mundo. A própria diretora disse que Entre-Laços marca o início de uma nova etapa para ela: “Com este filme, começo o Capítulo Dois da minha vida e meu trabalho como diretora”.
Filmografia – Naoko Ogigami:
Ayako (curta) (1999)
Hoshino-kun, Yumino-kun (curta) (2001)
Barbearia de Yoshino (2004)
O amor é cinco, sete, cinco! (2005)
Gaivota Diner / Kamome Diner (2006)
Óculos ( Megane ) (2007)
Banheiro ( 2010)
Rent-a-Cat ( Rentaneko ) (2012)
Entre Laços (2017)
Curiosidades:
O nome em português do filme pode ser uma referência ao poema de Mário Quintana – poeta gaúcho.
O LAÇO E O ABRAÇO
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o
laço. É assim que é o abraço: coração com coração,
braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando…
devagarzinho, desmancha, desfa
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestid
E, na fita, que curioso, não faltou nem um
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço d
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualque
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço
afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então s
E saem as duas partes, igual m
pedaço.
Então o amor e a amizade são isso…
Não prendem, não escravizam, n
Porque quando vira nó, já deix
Mário Quintana
SOBRE A DISTRIBUIDORA
A Lança Filmes é uma empresa distribuidora de conteúdo audiovisual. Distribui longas e curtas-metragens, séries e novos formatos, em festivais de cinema, mostras, salas de cinema, plataformas de VOD, televisão e em novas plataformas.
?A empresa trabalha em parceria com produtoras e diretores, tanto nacionais como estrangeiros, desde a fase inicial de seus projetos até sua finalização. Entre os filmes lançados pela distribuidora desta-se: Até que a Sbórnia nos Separe (2014), Epidemia de Cores (2016) e Sobre Viagens e Amores (2017).
FICHA TÉCNICA
Título Brasileiro: Entre- Laços
Título Original: Karera ga honki de amu toki wa (Close-Knit)
Distribuição: Lança Filmes
Data de estreia: qui, 17/05/18
País: Japão
Gênero: Drama
Ano de produção: 2017
Duração: 127 minutos
Classificação: verifique a classificação indicativa
Ficha técnica
Direção: Naoko Ogigami
Roteiro: Naoko Ogigami
Produção: Takashi Iguchi, Satoshi Hayakawa, Toshiyuki Wake
Produtora: Suurkiitos
Elenco Principal: Toma Ikuta, Rinka Kakihara, Kenta Kiritani
Sinopse Longa: Aos 11 anos de idade, Tomo está totalmente entregue aos seus próprios métodos. A louça suja está empilhada na pia e oniguiri de supermercado é tudo o que tem para comer. A mãe solteira de Tomo costuma chegar tarde em casa e bêbada. Quando um dia ela deixa a filha de vez, a garota tem que confiar na ajuda de seu tio, que a leva para morar com ele e sua namorada Rinko, uma transexual. Em seu primeiro encontro Tomo fica em choque, porém a medida que o tempo passa ela vai descobrindo o verdadeiro significado de uma família.
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