Por Mídia Ninja
Um grave acidente envolvendo um caminhão carregado de ácido sulfônico, substância química utilizada na fabricação de detergentes e desengraxantes, deixou sem abastecimento de água cerca de 75% da cidade de Joinville, Santa Catarina.
Por volta das 7h da manhã, o motorista do veículo perdeu o controle na estrada estadual SC-301, que dá acesso à Serra Dona Francisca, e colidiu contra uma ribanceira.
A prefeitura de Joinville decretou situação de emergência ainda pela manhã. Uma medida preventiva foi a interrupção da captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão, visando evitar a contaminação do sistema, uma vez que o ácido sulfônico foi despejado no Rio Seco, afluente do rio Cubatão.
Um gabinete de crise foi estabelecido para minimizar os danos ambientais e proteger a população. O major Ruy Florêncio Teixeira Júnior, da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, esclareceu que o ácido sulfônico, embora tenha baixa toxidade, requer cuidados. Uma empresa terceirizada foi contratada para realizar a limpeza do local e conter o vazamento.
“Até o momento, não identificamos mortandade de peixes ou animais relacionados ao vazamento. Amostras do material foram recolhidas para apuração criminal e administrativa referente à infração ambiental”, afirmou o major.