Após vândalos desligarem o relógio de energia elétrica da sede de vacinação da cidade de Rio Bananal, no norte do Espírito Santo, 133 doses da CoronaVac foram perdidas. De acordo com a prefeitura do município, as doses da CoronaVac seriam aplicadas em profissionais de saúde na segunda etapa da vacinação.
Rio Bananal tem aproximadamente 19 mil habitantes e recebeu 479 doses de vacinas desde o dia 19 de janeiro.
A coordenadora de Imunização da cidade, Márcia Venturim, afirmou em vídeo divulgado pela prefeitura que recebeu a ligação da servente do local por volta das 5h30 desta quinta-feira (18) informando que o prédio estava sem energia e que a geladeira estava apitando.
Márcia foi à sede e constatou que a geladeira estava desligada e que os itens armazenados já estavam descongelando. Segundo a coordenadora, além das vacinas contra covid-19, imunizantes contra outras doenças também foram perdidos.”Estava cheia das vacinas, não só das vacinas de covid-19, mas também todas as vacinas do município estavam sendo armazenadas aqui por segurança durante o feriadão e a temperatura dela já estava em 23 graus, totalmente estragado”, disse Márcia.
Foram perdidos ainda toda a medicação de alto custo e todos os testes de sangue para covid-19 que haviam sido coletados na quinta e na sexta-feira da última semana e que seriam enviados ao Laboratório Central (Lacen).
Segundo a prefeitura, o governo estadual já foi informado sobre a situação e um boletim de ocorrência foi registrado para que o caso seja investigado pela Polícia Civil.
Com informações do G1