Vai começar: 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre a programação com pré-estreias de longas e curtas, show musical, oficina de animação e lançamento de livro

    A partir de 7 de outubro, a Mostra estará em todas as regiões de Florianópolis; uma seleção especial de filmes poderá ser acessado online no Itaú Cultural Play

    Por Letícia Kapper/Alecrim Conteúdo. 

    Foto: Divulgação

    A partir desta sexta, dia 7 de outubro, a cidade vai respirar cinema para a infância. Vai começar a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que este ano estará em todas as regiões da cidade e em mais de 100 instituições de ensino, entre escolas e bairros educadores. Já no primeiro  fim de  semana de festival tem intensa programação no Teatro Governador Pedro Ivo, com pré-estreias nacionais e catarinenses, Palquinho da Mostra com banda Pífanos, oficina de animação para crianças e lançamento do livro “Cidade, gênero e infância” seguido de conversa com o co-organizador Rodrigo Mindlin. Tudo gratuito e  aberto ao público.

    Só no primeiro fim de semana de Mostra serão sete sessões de cinema, sendo três com longas-metragens e  mais de 20  curtas-metragens nacionais e internacionais. Entre eles estão as pré-estreias nacionais do longa-metragem em animação “A ilha dos Ilus”, de Paulo GC Miranda, de dois curtas catarinenses: “Dás um banho, Zé Perri!”, de Zé Dassilva, e de “O monstro do Pântano do Sul”, de Marko Martinz. Os diretores dos três filmes estarão na Mostra e participarão de bate-papo após as sessões.

    “E todos os curtas internacionais são pré-estreias no Brasil. Ou seja, reunimos neste primeiro fim de semana uma seleção potente e exclusiva, que poderá ser vista de graça. E como um presente para o nosso público, distribuiremos pipoca e maçãs após as sessões”, diz Luiza Lins, diretora da Mostra.

    Longas na Mostra

    Além da pré-estreia de “Ilha dos Ilus”, outros dois longas serão exibidos no primeiro fim de semana da Mostra. A animação recém-lançada, pré-estreia em SC, “Meu Amigãozão – O Filme”, de Andrés Lieban, abre a programação das sessões no sábado, dia 8 de outubro. O diretor irá conversar com o público após a sessão. No domingo, tem exibição do longa “Poporopó”, de Luis Antônio Igreja.

    Saiba mais sobre os filmes da Mostra em www.mostradecinemainfantil.com.br

    No total, 77 curtas e 8 longas serão exibidos durante a Mostra até 22 de outubro.  O número é um recorde e traduz o momento do cinema brasileiro para crianças.

    Abertura no dia 7 com lançamento de livro e conversa sobre cinema, cidade e infâncias

    A largada para a programação adulta do festival, ainda na sexta-feira (7), será com o anúncio oficial da parceria da Mostra com a Secretaria Municipal de Educação para a realização de sessões de cinema em mais de 100 instituições de ensino durante o festival, com seleção especial feita pela curadoria da Mostra.

    No mesmo dia vai ter lançamento do livro  “Cidade, gênero e infância”, com temática que se relaciona diretamente com o tema da 21ª edição da Mostra – Cinema, cidade e infâncias. A publicação aborda três grandes temas – Território e a criança; O brincar e o espaço público; e A transformação da comunidade – e coloca luz sobre um dos compromissos fundamentais da sociedade: zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças mais novas, assuntos da conversa com Mindlin na tarde de sexta-feira. Inscrições abertas no site da mostra – www.mostradecinemainfantil,com.br .

    “O cinema e a apropriação da cidade pelas crianças é reafirmar o direito de sonhar. É fazê-las sonhar com a possibilidade de uma cidade mais amigável, tendo em vista que hoje existe um processo de exclusão. As crianças não são ouvidas”, afirma Rodrigo, que menciona pesquisa recente que mostra a dura realidade no Brasil. “44,7% das crianças brasileiras de até 6 anos de idade vivem em lares abaixo do nível de pobreza. O cinema também é um modo de trazer esperança e perspectiva de formulação de outras hipóteses de vida através da arte”, conclui.

    Sobre a Mostra

    A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

    Em 2022, a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis estará em diversos espaços da cidade e chega a mais de 100 instituições de ensino municipais. O festival é produzido através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas  Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro,  Teltec, Itaú e Fischer. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

     

    Serviço

    21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

    7 a 22 de outubro de 2022 || Gratuito

    7/10 – cinema do CIC, às 9h

    8 a 16/10 – Teatro Governador Pedro Ivo | Centro Administrativo do Governo de SC, diversos horários

    17 a 21/10 – Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, diversos horários

    20/10 – Reitoria da UFSC, às 14h

    20/10 – Vila Aparecida, 19h

    21/10 – Largo da Alfândega, 19h

     

    Programação completa em www.mostradecinemainfantil.com.br

    Inscrição para abertura da programação adulta no dia 7 AQUI

    Inscrição para oficinas de animação para crianças AQUI

    Inscrição para Fórum de Cinema e Educação para professores AQUI

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.