O início do século XX, já com o Império Otomano em processo de desagregação, propiciou às Potências ocidentais da época – França e Grã-Bretanha – estabelecerem as diretrizes do que viria a ser o atual Oriente Médio. Sob esta forte influência foram criados estados artificiais na região e estabelecidas lideranças desalinhadas dos interesses árabes e/ou islâmicos. Reflexo deste processo, o Oriente Médio se transformou em uma região em crise permanente, palco de guerras civis e entre estados, também, objeto de interesse econômico e geopolítico das potências que sucederam franceses e britânicos. Com isso, em grande medida, tanto o surgimento de grupos islamistas como o desencadeamento de um movimento popular que levou à “Primavera Árabe” ou mesmo à “Guerra da Síria” encontram suas raízes na forma com que as potências atua(ra)m na região. Desse modo, pretende-se discutir esta influência a partir da análise de eventos contemporâneos como os já citados, além da relação Irã-EUA e a “Questão Palestina”, dentre outros.
A mesa contará com a participação: Profa. Dra. Luciana Rassier (Mediadora), docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – UFSC, Prof.Dr. Márcio Roberto Voigt (Debatedor), docente de Relações Internacionais do Depto de História da UFSC e Sr. Khader Othman (Debatedor), representante da comunidade árabe de Florianópolis e do Prof.Dr. Renato Costa, docente no curso de Relações Internacionais da Universidade UNIPAMPA.
Organização: Profa. ME. Liane Chipoillino Aseff – BibliASPA e Profa.Dra. Aline Dias da Silveira, coordenadora do curso de História, na UFSC.
SERVIÇO
O que: Oriente Médio em Ebulição: reflexo de um século de atuação efetiva do Ocidente
Quando: Dia 25.03.14, às 19h30
Local: auditório do Centro de Filosofias e Ciências Humanas- CFH.
Participação gratuita.
Informações: [email protected]
APOIO E AGRADECIMENTOS
Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de História, UFSC