Uruguaios recolhem 800 mil assinaturas contra lei do presidente Lacalle Pou

"Haverá referendo" celebram os uruguaios ao entregar mais de 797 mil assinaturas ao poder eleitoral, na última quinta-feira (8), em Montevidéu
PIC CNT, via Brasil de fato

Redação

Nesse domingo, dia 27 de março, os uruguaios votarão Sim ou Não no Referendo a respeito da revogação de 135 artigos da Lei de Urgente Consideração. Lei que foi votada ano passado na calada da noite pelo governo de direita de Lacalle Pou e apresenta um pacote com 135 medidas de caráter repressivo e antipopular.

Dentre as medidas, está o desmantelamento da educação pública com a eliminação da obrigatoriedade do ensino médio e da representação dos trabalhadores nos órgãos diretivos da educação; flexibilização do uso da força policial; desmantelamento das empresas públicas e privatização; restrições do direito à greve; entre outros ataques à população.

Frente à esse ataque, a população se organizou e recolheu em torno de 800 mil assinaturas de uruguaios em todo mundo para solicitar um referendo nacional contra os 135 artigos da lei. No Brasil, foram coletadas assinaturas em Florianópolis, Porto Alegre, Nova Hamburgo, São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa. O número de assinaturas à favor do referendo superou a votação que teve a coalisão que chegou ao governo com Lacalle Pou.

Assista a entrevista completa com o uruguaio Heber Bismar: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.