Uruguai: PIT-CNT rejeita acordo Mercosul – União Europeia

Este acordo é um pacto desigual que ignora a crise climática, fomenta pesticidas proibidos, desmatamento, sacrifica a sociedade pelas meras ganancias corporativas, acentuando o perfil extrativista da nossa economia regional

Imagem: Divulgação

PIT-CNT

Diante das últimas notícias da assinatura do Acordo de TLC União Europeia com o MERCOSUL no âmbito da Presidência Pro Tempore do Uruguai – PPTU, o PIT-CNT expressa sua rejeição contundente.

Passaram 25 anos desde o início das negociações, cada um dos governos que passaram ignoraram os sindicatos e sempre mantiveram as negociações em segredo às custas dos trabalhadores e trabalhadoras. Mesmo quando os sindicatos europeus e os do MERCOSUL solicitaram um Fórum laboral para o acompanhamento do referido acordo.

Mais uma vez denunciamos que este acordo, nos termos atuais, não beneficia as pessoas e as possibilidades de desenvolvimento sustentável com inclusão social; somente favorece os setores de exportação de commodities que inclusive são os que mais violam a natureza e o ambiente, os direitos trabalhistas e humanos, além de colocar em risco os empregos dos trabalhadores e trabalhadoras em todos os setores produtivos do Mercosul, com especial deterioração na indústria, conforme expressaram diversas câmaras empresariais do setor.

Para os sindicatos da região, este acordo é um pacto desigual que ignora a crise climática, fomenta pesticidas proibidos, desmatamento, sacrifica a sociedade pelas meras ganâncias corporativas, acentuando o perfil extrativista da nossa economia regional.

É necessário que a voz dos trabalhadores esteja à mesa, é a única garantia para cuidar dos nossos empregos e da qualidade deles.

Queremos negociações transparentes!
Não ao acordo Mercosul e União Europeia! Parem o tratado!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.