Unoesc recebe a Exposição Tramas e Fios da Memória

O projeto chega ao público de maneira gratuita e acessível

Foto: Divulgação

A Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc recebe a partir desta quinta-feira, 17/10, a Exposição Tramas e Fios da Memória. A visitação é gratuita e para todas as idades, de segunda a sexta, das 8h às 22h. A atividade é uma das ações previstas no projeto desenvolvido pela artesã Juliane Maria Fornari, aprovado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, em Chapecó.

Além do acesso gratuito às artes, ações de acessibilidade estão previstas a partir da visita guiada e tátil, para pessoas com deficiência visual e com interpretação em libras, para pessoas com deficiência auditiva, ambas com mediação da artista. “Propomos que a produção autoral em artesanato chegue à comunidade de maneira gratuita e que abrace todos os públicos, por isso essa segunda etapa expositiva é aberta para todas as pessoas interessadas, mas o foco é oferecer visitas mediadas a pessoas com deficiência visual e auditiva. Essa proposta tem o intuito de tornar as ações culturais acessíveis, de maneira efetiva junto à comunidade”, explica a proponente Juliane Fornari.

Compõe a exposição cinco obras têxteis que representam a paisagem cultural do Oeste de Santa Catarina. A erva-mate, as araucárias, a arte indígena, as paisagens, os pontos do crochê e bordado – passado de geração para geração, são alguns dos elementos que integram, tanto a pesquisa quanto o resultado da produção autoral.

“Trago esses elementos como ponto de partida. Tracei um mosaico cultural regional que fala muito das minhas e das nossas vivências aqui na região. As telas ilustram, de maneira afetiva, alguns hábitos específicos em nossa cidade, e representam o vínculo que permeia essas características, entre eles o crochê e o bordado, a conversa que existe em uma roda de chimarrão, as belíssimas paisagens, o nosso pôr do sol”, conta a artesã.

As obras são compostas por diferentes materiais como tecidos, fios e pontos, madeira e aviamentos. A trama visual propõe uma biografia coletiva sobre o modo de ser regional. Na Unoesc a exposição fica aberta até o dia 31 de outubro.

Além das obras expostas o projeto traz uma palestra com roda de conversa sobre a pesquisa e o processo criativo do projeto, e abordará a produção autoral e identidade cultural no artesanato. O encontro é aberto ao público e está marcado para dia 24/10 às 13h30, também na Universidade.

Serviço:

Exposição Tramas e Fios da Memória

Data: 17 a 31/10

Visitação: De segundo a sexta, das 8h às 22h

Local: Bloco S da Unoesc – Av Nereu Ramos, 3.777S – Bairro Seminário em Chapecó.

Palestra e roda de conversa

Data: 24/10

Horário: 13h30

Local: Sala R203, Bloco R, Unoesc – Av Nereu Ramos, 3.777S – Bairro Seminário em Chapecó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.