Por Eduardo Rafael da Rosa Jr.
A Associação dos Moradores e Pescadores da Praia do Porto (AMPAP) celebrou uma vitória importante para impedir a construção de um terminal de cargas no canto da praia do Porto, Imbituba (SC).
Desde 2006, a empresa Imbituba Empreendimentos e Participações (IEP) possui o direito do uso desta parte da praia.
Pescadores locais temiam que a área que ocupam há anos fosse tomada pela IEP. Surfar as ondas da praia do Porto também poderia se tornar uma lenda, já que a praia, além de receber ótimas ondas, é parte importante da história do surf imbitubense.
A AMPAP foi fundada em 2010 com o objetivo de reverter esta situação. Pescadores, moradores e surfistas se reuniram em uma batalha judicial e muitas manifestações tiveram início.
Depois de diversas irregularidades nos documentos da IEP terem sido denunciadas pela presidente da associação Sayonada Nascimento, foi impedido o início das obras.
“Nós, pescadores da praia do Porto, estamos satisfeitos com as decisões judiciais beneficiando nossa classe, que há décadas espera o reconhecimento e desenvolvimento da área pesqueira”, comemora a presidente.
Praia do Porto é conhecida por suas ótimas ondas. Foto: Divulgação.
Surfistas também comemoram a decisão da justiça, já que foi barrada a ampliação do terminal e a construção de qualquer outra obra que venha a prejudicar a prática do esporte no restante da praia.
Fonte: http://waves.terra.com.br/surf/noticia/uniao-protege-o-porto-(sc)/56735