A Comissão da Verdade da União Catarinense dos Estudantes terá como missão resgatar a memória das lutas políticas, sociais, culturais oprimidas com a instauração do golpe militar de 1964; no Brasil e em essência no estado de Santa Catarina. Tendo em principio resgatar a atuação dos estudantes catarinenses na luta combativa contra a ditadura e a favor da democracia no país.
A Comissão da Verdade da União Catarinense dos Estudantes irá atuar e ter como tarefa fundamental apurar os fatos políticos ocorridos bem como suas consequências na sociedade e enriquecer a cultura democrática no país.
Teremos o objetivo claro de que nossa atuação, independente ou em conjunto com os demais movimentos sociais, vai lutar pelos direitos humanos daqueles que tanto lutaram para a democracia no país e em Santa Catarina.
* Preservar a memória das lutas estudantis
* Promover a conscientização social que valorize a memória com, enfase na educação da juventude
* Prevenir e lutar contra qualquer forma de arbítrio e autoritarismo nas relações que envolvam os estudantes
* Elaborar eventos, estudos e pesquisas que eduquem sobre aquilo que aconteceu em nosso estado durante os anos do regime militar e, ao mesmo tempo sirvam de parâmetros para analise e busca da VERDADE e JUSTIÇA.
* Preservar e arquivar todo material que esteja disponível, em posse de ex-presos e perseguidos políticos, para elaboração e guarda sistemática da memoria oral e escrita nas diversas formas em que se encontra.
* Desenvolver ações educativas nas questões referentes à Memória Politica e em defesa dos Direitos Humanos realizando palestras, mesas redondas, seminários, cursos, elaborando cartilhas educativas, publicando livros, etc.
O ato de Lançamento está marcado para o dia 25 de agosto de 2013, durante o 36° Congresso da UCE. O ato contará com a presença de ex-presidentes da entidade.