A Unasul aprovou importante projeto estratégico que começa a desatar os laços de dependência dos EUA : a criação de cabos de fibra óptica que fará as comunicações internas da Região não passem mais por solo estadunidense.
A decisão da primeira reunião dos 12 ministros de Comunicações e Tecnologias da Informação reunidos em Brasilia na terça dia 29 de janeiro, desde o ponto de vista geopolítico ao de infraestrutura aprovados pelo Cosiplan (Conselho Sul Americano de Infra Estrutura e Planejamento) no dia seguinte na mesma cidade.
Até agora os comunicadores na internet e usuários sofrem de extrema dependência. Um e mail enviado de cidades limitrofes do Peru e Brasil,sai por um cabo submarino chega nos EUA por Miami vai até a Califórnia para depois descer até Lima capital do Peru e ir até cidades do interior do país, com isso é impossível ter soberania e integração.
O anel de fibra optica composto por vários cabos terá extensão de 10 mil kilometros e será administrado por empresas estatais para que as conexões e comunicações sejam mais seguras e baratas.Para o ministro das comunicações no Brasil que concebeu o projeto o anel irá dminuir a vulnerabilidade que temos em caso de atentados e no trânsito de documentos secretos,oficiais e militares.Até hoje 80 % dos dados de internet passam pelos EUA o dobro da ásia e quatro vezes o da Europa.
O Ministro das Comunicações Brasileiro Paulo Bernardo diz que o anel estará pronto em dois anos , o custo total do projeto para o Brasil é de R$ 100 milhões.
O Cosiplan decidiu impulsionar 31 projetos de infraestrutura de 2012-2022 com o custo total de 14 Bilhões de Doláres.Projetos para integração regional entre eles o corredor ferroviário do porto de Paranaguá(Brasil) até Antofasgata (Chile) custando um total de 3 bilhões de Doláres.A criação de 26 ações para integração na matéria de Defesa e a Criação de uma Agência Espacial Regional.
A Unasul dessa maneira mostra força e soberania ,trazendo independência para a Região e Integração dos países na busca da construção de uma América Latina Forte e socialmente justa.
Fonte: http://falandoverdadesbr.wordpress.com/2013/05/14/unasul-construira-internet-sem-depedencia-dos-eua/