Por Acioly Netto.
Mais uma novidade para melhorar a vida na Ilha de Santa Catarina. Estão propondo uma “utilíssima” marina, na Beira Mar Norte, num local onde o trânsito é mais congestionado. Certamente será uma obra que vai descongestionar o trânsito no local, e reduzir o número de carros.
Segundo os idealizadores, também “não vai alterar nada na paisagem”. Serão 500 vagas para barcos, cada uma gerando 12 empregos ao todo serão 6000 empregos.
Agora algumas perguntas: Estas 6000 pessoas virão de carros ou ônibus? Serão altos salários, ou pequenos salários, que obrigarão as pessoas a invadirem mais morros, para sobreviverem? Por que isto não pode ser feito ali no lado continental?
Agora a pergunta que mais me interessa:
Quando eu for fazer as minhas fotos, do por de sol na Beira Mar Norte, este TRAMBOLHO que não altera nada a paisagem, não vai aparecer nas minhas fotos?
Ou eu vou ter que mostrar brinquedinhos de ricos? Tão inúteis quanto eles?
Na foto “linda como sempre” da maquete, você pode ver uma casinha no extremo do aterro. Deve ser ali que se reunirão os 6.000 empregados, bem assalariados. Só quem vai ganhar mal ali serão os patrões.
Eles chamam isto de “resgate da orla”. Seria resgate se fossem desfazer o dano, que causaram ao mar, as praias e aos mangues. Primeiros e únicos atrativos para turistas.
O que prefeito deveria fazer é a entrega de medicamentos, na casa dos doentes, conforme ele prometeu durante a campanha, e nunca fez. Antes de fazer marina, deveria devolver o direito, dos idosos usarem o transporte público sem precisar pagar.