Por Tali Feld Gleiser e Raul Fitipaldi, para Desacato.info
Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, René González, Fernando González se reencontraram em Havana há exatamente um ano.
Conhecidos no Mundo todo como os 5 antiterrorista cubanos, foram liberados em momentos diversos pelo governo imperial que os encarcerou de forma ilegal e injusta, e os últimos três, só faz um ano estão no convívio de sua família e sua pátria revolucionária.
Considerados hoje como heróis da Revolução, os 5 cubanos, junto com (na época criança) Elián González, resgatado do poder judicial ianque, formam o marco das mais importante vitórias morais, éticas e humanitárias de Cuba frente ao imperialismo norte-americano.
Em momentos difíceis para a América Latina, ter presentes estes exemplos de ética e resistência de uma pequena nação há mais de meio século bloqueada e agredida, que tem respondido com atos humanitários em todo o Planeta, deveriam servir de exemplo e esperança, para os duros transes que vão nos visitar, no Brasil e em Nossa América Latina e Caribenha, e ensinar àqueles que chegados ao poder se afastaram da classe trabalhadora, que a dignidade e coerência são o melhor argumento de vitória frente à opressão dos países centrais.