Últimas dias para inscrições no Circuito de Cultura Popular e Periférica do RS

Até sexta-feira, 12, agentes de cultura e artistas de todo o Estado podem se inscrever em curso online e concorrer a fomento para projetos culturais

O Circuito de Cultura Popular e Periférica, projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, está com inscrições abertas até essa sexta-feira, 12 de março. O circuito inclui um curso online de 40 horas para capacitação de agentes de cultura de todo Estado, fomento a 40 microprojetos culturais em 20 municípios e terá, ainda, um seminário presencial de capacitação em São Leopoldo.

Iniciativa da produtora cultural Ânima, com incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o circuito tem como objetivo oferecer formação e qualificação na área da cultura para quem quer compreender o cenário, empreender e gerar renda. O curso Políticas Culturais e Economia da Cultura, primeira etapa, inicia no dia 19 de março e terá 10 encontros, todos online, nas sextas-feiras à tarde e sábados pela manhã, com exceção do feriado de Páscoa, em que as aulas serão antecipadas para a quarta-feira, 31, e para a quinta, 1º de abril.

Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, é o convidado para a aula inaugural, que terá como tema Política e gestão cultural no Brasil. A grade do curso conta com nomes como Albino Rubim, professor, pesquisador de políticas culturais e ex-secretário de Cultura da Bahia; Lia Calabre, coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão; Antônio Bispo, liderança quilombola e escritor do Piauí; José Jorge de Carvalho, professor e pesquisador da área de Antropologia na Universidade de Brasília (UnB); Claudia Leitão, responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura; Georgia Nicolau, uma das fundadoras da Global Innovation Gathering, que reúne inovadores e empreendedores do mundo inteiro, com foco no Sul Global. Há participação internacional confirmada também, com o espanhol Jordi Pascual, coordenador da Comissão de Cultura da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e da Agenda 21 da Cultura, e o argentino Diego Benhabib, coordenador do programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura da Argentina.

Veja mais: Trailer do documentário “No Quintal de Rosalina” é divulgado

Durante o curso, os participantes serão orientados à proposição de um microprojeto cultural. Os 40 projetos selecionados, de acordo com critérios do edital do circuito, vão receber fomento de R$ 2.500,00. O fomento é destinado a 20 municípios da região metropolitana e do interior: Alegrete, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Gravataí, Ijuí, Jaguarão, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, São Leopoldo, Sapucaia, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

Ao final, os proponentes dos projetos vão participar, ainda, de um seminário presencial em São Leopoldo, para que se estabeleça uma rede entre os produtores, agentes culturais e artistas das diferentes regiões do Estado.

Para se inscrever, é necessário acessar o site animacc.com.br e preencher o formulário de inscrição. O edital completo e mais informações estão disponíveis no mesmo site ou nas páginas do circuito no Facebook Instagram.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.