Últimas dias para inscrições no Circuito de Cultura Popular e Periférica do RS

Até sexta-feira, 12, agentes de cultura e artistas de todo o Estado podem se inscrever em curso online e concorrer a fomento para projetos culturais

O Circuito de Cultura Popular e Periférica, projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, está com inscrições abertas até essa sexta-feira, 12 de março. O circuito inclui um curso online de 40 horas para capacitação de agentes de cultura de todo Estado, fomento a 40 microprojetos culturais em 20 municípios e terá, ainda, um seminário presencial de capacitação em São Leopoldo.

Iniciativa da produtora cultural Ânima, com incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o circuito tem como objetivo oferecer formação e qualificação na área da cultura para quem quer compreender o cenário, empreender e gerar renda. O curso Políticas Culturais e Economia da Cultura, primeira etapa, inicia no dia 19 de março e terá 10 encontros, todos online, nas sextas-feiras à tarde e sábados pela manhã, com exceção do feriado de Páscoa, em que as aulas serão antecipadas para a quarta-feira, 31, e para a quinta, 1º de abril.

Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura, é o convidado para a aula inaugural, que terá como tema Política e gestão cultural no Brasil. A grade do curso conta com nomes como Albino Rubim, professor, pesquisador de políticas culturais e ex-secretário de Cultura da Bahia; Lia Calabre, coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão; Antônio Bispo, liderança quilombola e escritor do Piauí; José Jorge de Carvalho, professor e pesquisador da área de Antropologia na Universidade de Brasília (UnB); Claudia Leitão, responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa (SEC), do Ministério da Cultura; Georgia Nicolau, uma das fundadoras da Global Innovation Gathering, que reúne inovadores e empreendedores do mundo inteiro, com foco no Sul Global. Há participação internacional confirmada também, com o espanhol Jordi Pascual, coordenador da Comissão de Cultura da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e da Agenda 21 da Cultura, e o argentino Diego Benhabib, coordenador do programa Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura da Argentina.

Veja mais: Trailer do documentário “No Quintal de Rosalina” é divulgado

Durante o curso, os participantes serão orientados à proposição de um microprojeto cultural. Os 40 projetos selecionados, de acordo com critérios do edital do circuito, vão receber fomento de R$ 2.500,00. O fomento é destinado a 20 municípios da região metropolitana e do interior: Alegrete, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Gravataí, Ijuí, Jaguarão, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, São Leopoldo, Sapucaia, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

Ao final, os proponentes dos projetos vão participar, ainda, de um seminário presencial em São Leopoldo, para que se estabeleça uma rede entre os produtores, agentes culturais e artistas das diferentes regiões do Estado.

Para se inscrever, é necessário acessar o site animacc.com.br e preencher o formulário de inscrição. O edital completo e mais informações estão disponíveis no mesmo site ou nas páginas do circuito no Facebook Instagram.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.