UFSC participa de estudo internacional que acompanha saúde mental de estudantes

Já foram coletados dados de 5 mil discentes. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Redação, Agecom.

O projeto de pesquisa Unilife-M, que visa investigar como os comportamentos de estilo de vida e saúde mental dos estudantes mudam ao longo de sua jornada acadêmica e como essas mudanças estão associadas, tem participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo será realizado com alunos em 11 universidades no Brasil  e outros 50 centros em 15  países. Até agora, já foram coletados dados de mais de 5 mil discentes.

Os estudantes calouros de 2023 podem responder aos questionários on-line até o início do segundo semestre de 2023, em 7 de agosto. Os estudantes devem ter iniciado no primeiro semestre de 2023 da UFSC, com idade entre 16 a 35 anos, e devem ler e concordar com o termo de consentimento online. A participação envolve responder uma pesquisa online com perguntas sobre comportamentos de estilo de vida e como o aluno tem se sentido nos últimos meses.

A pesquisa leva cerca de 10 a 20 minutos e será respondida em quatro momentos diferentes: a primeira no ano letivo de 2023; a segunda e a terceira respostas, após um e dois anos da primeira participação, e a última 3,5 anos após a primeira participação. Alguns participantes farão alguns testes de aptidão física e coletas de sangue para acompanhamento de marcadores neurobiológicos.

A importância do estudo está em agrupar os comportamentos do estilo de vida e testar essas associações com trajetórias de saúde mental, já que agrupamentos são mais propensos a refletir a natureza sinérgica e dinâmica do estilo de vida do que os domínios independentes, de acordo com o coordenador local do projeto, Thiago Matias, do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.

Unilife-M é o maior estudo que utiliza o método de estudo coorte prospectivo multicêntrico já realizado sobre a temática no mundo. Envolve universidades do Brasil, Colômbia, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, Noruega, Chile, Suíça, Nova Zelândia, Austrália, Suriname, Singapura, Índia e Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.