UFSC é a quarta melhor universidade federal do país segundo índice do MEC

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a quarta melhor universidade federal do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 23 de abril. Considerando-se todas as universidades brasileiras, a UFSC ocupa a quinta colocação. A pontuação de seu IGC contínuo é de 4,14 – em uma escala que vai de um a cinco. Isso a coloca como uma das 15 universidades brasileiras – todas públicas – a atingir a faixa 5 do IGC.

    “Os indicadores revelados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que alcançam graduação, mestrados e doutorados – confirmam o protagonismo e a relevância da UFSC e das Universidades Públicas brasileiras. Por mais que haja tentativas de nos desqualificar, basta a utilização de critérios objetivos para demonstrar que a ciência, o conhecimento de qualidade e a formação de uma sociedade equilibrada e responsável passam pelas instituições federais e, mais uma vez, a UFSC é uma das universidades líderes. Estamos muito orgulhosos disso”, afirma o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

    Os dados são referentes ao ano de 2019. As quatro primeiras colocações são ocupadas, respectivamente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de São Paulo (Unifesp).

    Avaliação

    O IGC é um indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo considera a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação e das avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) realizadas pela Capes, além da distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior.

    O Inep destaca que os resultados da edição de 2019 foram calculados somente em 2021 em função de uma nova coleta de dados relacionada aos programas de pós-graduação. 2.070 instituições públicas e privadas foram avaliadas nesta edição.

    Confira a lista completa no site do Inep.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here


    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.